Senhores, muitos de nós estamos encontrando desafios diários com nossas rotinas, até porque, muita coisa foi alterada por conta do distanciamento social. Tivemos que adaptar alguns hábitos e mudar algumas coisas, inclusive a forma como cuidamos da nossa imagem.

Mas não se desespere! Para ajudar você a cuidar da barba direitinho, recebemos o reforço de peso do nosso parceiro Barba Brava. Eles nos enviaram alguns produtos muito legais que facilitam bastante o dia a dia com os cuidados da barba!

Bora conhecer o passo a passo?

#1 – LAVE ADEQUADAMENTE A BARBA

O primeiro passo já começa no banho. Vamos lavar adequadamente nossa barba, pois, existe shampoo específico para isso. O principal erro que a maioria dos homens comentem é lavar a barba com sabonete ou com o próprio shampoo de cabelo. Mas isso é um erro, sabe por quê? O PH da pele do rosto é completamente diferente do PH do couro cabeludo, sem falar que os fios são completamente diferentes.

O shampoo adequado, desenvolvido especialmente para os pelos do rosto, darão a hidratação ideal para sua barba. Diferentemente do shampoo de cabelo ou sabonete, que podem acabar ressecando os fios da sua barba, exatamente por remover completamente a oleosidade da pele (essencial para a hidratação dos pelos da barba). Para isso, apresentamos o shampoo para barba da Barba Brava, da linha Fresh Woods. Com ele, você vai garantir uma lavagem adequada da sua barba com hidratação perfeita.

Shampoo

Além disso, o shampoo adequado ainda vai promover mais saúde aos seus fios, fazendo uma limpeza mais profunda, prevenindo a irritação e coceira.

Nossa recomendação é que você lave sua barba com o shampoo de barba da Barba Brava diariamente, ok!? Para aplicar é bem simples, basta você colocar uma quantidade suficiente na palma das mãos (do tamanho de uma moeda de 1 real) e aplicar no seu rosto e barba, massageando com as pontas dos dedos. Garanta que todo o rosto e a região onde você possui barba sejam lavados. Depois, enxague com água.

#2 – CONDICIONE OS FIOS

Em segundo lugar, ainda no banho, devemos condicionar os fios da barba! Pois é, turminha, sim, existe condicionador para barba e ele é muito importante! Vai promover uma hidratação mais profunda nos fios da sua barba, deixando-a muito mais macia, o que vai ser ótimo para o conforto e para a estética da sua barba, sem falar na facilidade que você terá na manutenção do dia a dia, para modelar, desenhar, aparar e penteá-la.

Condicionador

Recomendamos, também, que façam o uso diário do condicionador (caso você não use óleo ou balm diariamente para hidratar sua barba), se fizer uso do óleo e/ou do balm, aí você pode usar o condicionador 3 vezes na semana. O óleo ou o balm não substituem o condicionador, pois, são produtos complementares, mas, como ambos atuam diretamente na hidratação dos fios, não há a necessidade de usar ambos na frequência diária.

Aqui, temos o condicionador da Barba Brava, também da linha Fresh Woods, que vai deixar sua barba hidratada e com brilho! Aplique sempre após lavar a barba com o shampoo, o ideal é espalhar por toda a barba, deixando agir de 1 a 3 minutos e depois enxague com água até remover todo o produto.

#3 – ESFOLIAR A PELE DO ROSTO

Após o banho, mas ainda no banheiro, chegou o momento de esfoliar a pele do rosto e a barba. Sim, senhores, é algo muito importante para a saúde da sua pele e dos fios da sua barba, pois, vai te prevenir de uma série de problemas.

Com a pasta esfoliante da Barba Brava, da linha Fresh Woods, você vai garantir uma série de benefícios, saca só: vai promover uma limpeza profunda na sua pele, removendo as impurezas mais profundas que o sabonete não dá conta de remover; combate a acne, senhores. Um problema incomodo que afeta muitos homens esteticamente, pois, o excesso de oleosidade na pele pode causar a acne e a esfoliação garante a remoção deste excesso de oleosidade; previne a foliculite, que são aquelas pequenas inflamações nos poros, que evitam com que os pelos crescem e se desenvolvam, isso pode ser causado pelo acúmulo de impurezas após o uso da lâmina no processo de barbear; regula a oleosidade da sua pele; promove a renovação celular, retirando a camada de células mortas do rosto e fortalece a saúde dos fios.

Esfoliante

Para esfoliar seu rosto é bem simples, basta você aplicar na palma da mão uma quantidade honesta da pasta esfoliante (do tamanho de uma moeda de 25 centavos) e aplicar no seu rosto e barba. Depois disso, esfregue com as mãos em movimentos circulares por aproximadamente 1 minuto. Não se esqueça das regiões no entorno do nariz e do pescoço. Depois disso é só enxaguar com água removendo completamente o produto.

#4 – HIDRATE OS FIOS

Ainda na pia, de frente para o espelho, vamos hidratar e modelar nossa barba, usando o óleo para barba e o balm. Ambos da Barba Brava, também da linha Fresh Woods.

Balm e óleo

Ambos fazem parte do acabamento final do cuidado diário com a barba. Tem gente que usa um ou outro, mas é possível utilizar ambos de forma simultânea, saca só:

Se você utilizar o balm primeiro e depois finalizar o acabamento da barba com o óleo, vai dar um aspecto de brilho nos fios. Se você optar por um aspecto mais fosco da aparência da sua barba, então, inverta a ordem, utilizando primeiro o óleo e depois o balm. Ambos irão promover mais hidratação para os fios e darão maior movimento para a barba, permitindo mais facilmente a modelagem, pentear e ajeitar conforme sua preferência.

#5 – MODELE, PENTEIE E ESCOVE

E para finalizar, é hora de modelar nossa barba, com o pente de madeira ou a escova de cerdas, ambas da Barba Brava, também. O legal aqui é que, o pente de madeira vai evitar o frizz nos fios da sua barba, exatamente porque não produz eletricidade estática, como os pentes de plástico, dessa forma sua barba fica mais macia e menos rebelde = )

Já a escova de cerdas é ideal para os “barbudões”, pois, ela tem maior capacidade de modelagem e permite colocar no lugar aqueles fios que insistem em desgarrar do rosto!

Pente e escova

Senhores, para conhecerem mais sobre os produtos da Barba Brava, acessem www.barbabrava.com.br ou entrem no Insta deles @barbabravaclub e garanta já o seu kit quarentena para nunca mais passar vergonha parecendo um homem das cavernas!

Não importa se você tem pouco, moderada ou muita barba. É só seguir esses passos que sua barba vai ficar no estilo todos os dias da quarentena.

Texto desenvolvido em parceria com Barba Brava.