Como economizar dinheiro no dia-a-dia: 7 conselhos

Quando fazemos um planejamento financeiro, às vezes parece que o salário vai dar conta de todos os nossos gastos. Mas ao final do mês, você olha a sua conta e ela está no vermelho. O motivo? Os pequenos gastos cotidianos. Sozinhos, eles parecem inofensivos. Mas juntos, criam um verdadeiro rombo nas finanças. Se você está passando por essa situação, confira a seguir 7 dicas que reunimos sobre como economizar dinheiro no dia-a-dia.

1# GASTE APENAS O DINHEIRO QUE VOCÊ TEM

Pode parecer óbvio, mas tem gente que não segue esse princípio fundamental da economia: gastar apenas o dinheiro que você possui. Se faz parte da sua rotina pedir empréstimo no banco e parcelar a fatura do cartão de crédito, fique alerta. Você está levando um lifestyle que suas receitas não comportam. Como dizia um sábio filósofo grego:  “A quem pouco não basta, nada basta”.

2# PRATIQUE O CONSUMO CONSCIENTE

Não fazer compras por impulso é algo que beneficiará não apenas o seu bolso, mas o seu senso de disciplina e o meio-ambiente. Antes de comprar qualquer artigo, pergunte a si mesmo se realmente precisa dele. Pense se ele continuará sendo útil pelo menos alguns meses depois de sua aquisição.

3# REVEJA SEMPRE SEUS GASTOS FIXOS 

Não veja os seus gastos fixos como algo imutável. É preciso revê-los com frequência. A academia, por exemplo. Se você paga e usa, ótimo. Caso contrário, melhor cortar, né? O mesmo vale para o pacote de TV a cabo. Para que ter tantos canais — a maioria dos quais você nunca vai assistir — se você pode simplesmente assinar a Netflix?

4# SEJA MAIS INDEPENDENTE

O desafio de adquirir novas habilidades é motivador — especialmente quando elas vão te trazer independência e ajudar a economizar. Um exemplo? Cozinhar. Em vez de comer fora no trabalho, que tal preparar e levar marmita? Você também pode aprender a lavar e passar suas roupas, entre outras coisas.

5# INVISTA UMA PARCELA DA SUA RENDA

Esse é um hábito muito importante, porque vai te trazer segurança nas épocas de vacas magras. Tenha em mente a seguinte frase: “Não guarde o que sobrou depois de gastar, mas gaste o que sobrou depois de guardar”. Sempre que seu salário entrar, invista alguma porcentagem — mesmo que seja apenas 5% ou 10%. Pense no longo prazo.

6# CUIDADO COM AS “ECONOMIAS BURRAS”

Em certos casos, não é bom comprar artigos mais baratos apenas pelo preço, porque talvez eles tenham que ser substituídos num futuro próximo — e, em última instância, acabarão culminando em uma dose ainda mais alta de gastos. Às vezes é melhor pagar mais caro num produto bom e durável do que mais barato num ruim.

7# NÃO CORTE AS COISAS QUE AMA FAZER

Algumas pessoas têm dificuldade para economizar justamente porque, ao tentar fazê-lo, se privam das coisas que amam fazer. Mas essa não é uma maneira inteligente de economizar dinheiro. Ao contrário, ela costuma ter um efeito parecido com o da dieta – se você não comer nada além de sopa por duas semanas, no décimo quinto dia estará definitivamente mergulhando em um bolo de chocolate.

VÍDEO SOBRE COMO ECONOMIZAR DINHEIRO