Como ganhar dinheiro extra: 12 ideias realistas

Em tempos de crise, muitas pessoas buscam alternativas de como ganhar dinheiro extra. Às vezes a motivação é complementar a renda do salário, para dar uma folga às finanças; outras vezes é levantar alguma grana enquanto está desempregado, buscando uma recolocação no mercado. Seja lá qual for a sua situação, essa lista que fizemos com 12 ideias realistas de como ganhar dinheiro vai ajudá-lo a fechar a conta no final do mês.

1# Faça trabalhos de freelancer

Vivemos na era dos freelas. Isso tem um lado bom e um ruim. As gerações antigas tinham mais estabilidade profissional. Por outro lado, hoje temos mais liberdade e flexibilidade. Há vários sites – como 99Freelas, Trampos e Workana – que facilitam muito a vida de quem está buscando trabalhos relacionado à sua área de formação. Basta ir atrás.

2# Crie um blog e um canal no YouTube sobre um assunto que você domina

Tem algum assunto que você domina? Dá para criar um blog e um canal no YouTube sobre isso. Não vai trazer retorno financeiro no curto prazo, mas se você tiver (1) constância e (2) paciência, com o tempo é possível que comece a ganhar dinheiro, tanto com publicidade do Google AdSense quanto com marcas interessadas em divulgação. Mas precisa se esforçar, beleza? Estudar bastante o tema e produzir muito conteúdo. Não tem problema se for algo bastante específico, porque na internet os sites de nicho costumam fazer sucesso.

3# Dirija na Uber ou 99

Se você tiver carro, pode fazer alguns bicos na Uber ou 99, as principais plataformas de carona para smartphone. Uma vantagem? Dá para adaptar completamente aos seus horários, trabalhando apenas nas horas vagas. É uma opção bastante flexível para quem já tem trabalho fixo. E, caso você esteja sem emprego, não há limite de horas para dirigir – mas tenha bom senso, claro, porque dirigir cansado é perigoso para você e o passageiro.

4# Alugue um quarto no AirBnb

Tá sobrando um quarto na sua casa? Você pode colocar para alugar no AirBnb. É uma renda extra que não vai te dar trabalho nenhum. Trata-se de uma otimização dos seus recursos, no caso do imóvel.

5# Passeie com cachorros

Uma pesquisa de 2016 revelou que 44% das casas brasileiras têm pelo menos um cachorro. Ou seja? Provavelmente há vários pets no seu bairro. Como os donos às vezes têm uma rotina muito corrida, acabam não conseguindo levar o cachorro para passear tanto quanto gostariam – e, por isso, acabam contratando alguém para a tarefa. Você pode preencher essa vaga! Inclusive há sites e app que facilitam o processo, como o Dog Hero e o PetHub.

6# Faça testes de sites e apps

Pois é, senhores, existem algumas plataformas online, como o TestaIsso ou OpinionHero, na qual você recebe dinheiro para fazer testes de sites e aplicativos. É uma maneira fácil de como ganhar dinheiro.

7# Seja guia turístico

Sua cidade atrai muitos turistas? Você pode fazer uns bicos de guia turístico amador. Existem sites hoje como o Rent a Local Friend que conecta viajantes a moradores locais, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais pessoal na cidade.

8# Cozinhe doces 

Essa aqui é uma dica para quem domina a arte da culinária: vender doces. Você pode aprender algumas receitas específicas e oferecer para seus amigos, parentes, colegas, etc. Se ficar gostoso, é possível que o negócio cresça na base do marketing boca-a-boca, ampliando sua clientela.

9# Venda coisas usadas no Enjoei ou OLX

Agora uma sugestão pontual: faça uma varredura no seu armário para encontrar objetos diversos que você não usa mais, incluindo roupas e sapatos. Em vez de deixa-los mofando, que tal colocá-los à venda no Enjoei ou OLX? Você pode ficar surpreendido com o dinheiro que vai levantar. 

10# Crie um crowdfunding

Se você tem uma boa ideia de projeto ou produto, mas está faltando dinheiro para tirá-la do papel, o crowfunding pode ajudá-lo. Existem diferentes sites de financiamento coletivo – como Catarse e Kickante – em que as pessoas botam dinheiro antecipadamente em ideias criativas. É uma excelente oportunidade para quem tem vontade de empreender.

11# Faça artesanato

Falamos acima sobre vender doces. Mas se você não tiver habilidades culinários e, sim, artísticas, pode começar a produzir artesanato para vender online. Tem um site muito bacana – o Elo7 – voltado especificamente para isso. Depois é divulgar nas suas redes sociais e colher os frutos do trabalho. O Mercado Livre pode ser uma boa também.

12# Seja revendedor de algum produto 

Muitas empresas trabalham no sistema de revendas, especialmente as de cosméticas e alimentação. Alguns exemplos? Cacau Show e Natura. Aí você pega o catálogo e vai oferecendo para seus conhecidos, seja online ou pessoalmente. Apenas fique esperto para não cair numa pirâmide, hein? Existem algumas empresas malandras que obrigam os revendedores a adquirir uma alta quantidade de produtos, aí se você não vende o estoque, fica com um prejuízo danado. Pesquise muito bem para não cair numa roubada.

VÍDEO SOBRE COMO GANHAR DINHEIRO NA CARREIRA: