“Como me vestir bem no trabalho se vou de bicicleta?”

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão deixando o carro em casa – e indo para o trabalho de bicicleta. O que é uma decisão sábia. Assim, você cuida da sua saúde, perde a barriga e foge do trânsito ao mesmo tempo. Nada mal, né?

Mas existe um porém nessa história toda: a roupa. Como se vestir bem no trabalho depois de  uma pedalada intensa, que deixa você todo suado e com a roupa amassada? Hoje vamos dar algumas dicas para quem está enfrentando este dilema.

QUESTÃO 1#: ROUPA

Pedalar com a sua roupa de trabalho é uma péssima ideia. Primeiro? Será incômodo durante o trajeto de bike. Segundo? O seu look ficará todo desleixado depois, o que é péssimo para a sua imagem pessoal.

Sendo assim, o ideal é ir para o trabalho com uma roupa esportiva; e levar na mala o look corporativo. Chegando na empresa, basta trocar e pronto. (Falaremos sobre a higiene no tópico seguinte.)

Para quem trabalha de social, há um obstáculo extra: e o paletó? Uma coisa é dobrar calça e camisa para levar na mochila. Sem problemas. Mas de fato, o blazer é mais complicado.

Só que existe uma solução relativamente simples para isso. Deixe sempre duas opções de blazer na empresa. Pode ser um azul-marinho e outro cinza, por exemplo, que são bastante versáteis. Aí ao longo da semana você vai revezando.

Chegou segunda-feira? Dê um descanso para a bike; vá de carro, Uber ou metrô ao trabalho; leve dois paletós novos (como preto e chumbo, precisa ser sempre um tom versátil que combina com diferentes opções de calça e camisa); e leve de volta os outros dois para casa.

Ao fazer essa rotação semanal entre seus blazers, e trabalhando na combinação diária de calça, camisa, sapato e gravata, você sempre estará bem-vestido na empresa. Não tem como errar.

QUESTÃO 2#: HIGIENE

Muitas empresas oferecem, hoje em dia, vestiário em suas dependências. Programe-se para chegar com 20 minutos de antecedência ao trabalho, tome uma ducha e você estará pronto para mais um dia de labuta.

Para diminuir o peso da mochila, o ideal é deixar uma nécessaire na empresa, com itens básicos de higiene como shampoo, sabonete, desodorante, escova de dentes, perfume e pomada de cabelo, além de um chinelo para usar o chuveiro.

Não se esqueça de levar na mochila uma cueca e um par de meias limpinhos. Outro item indispensável? Uma toalha de secagem rápida e ultracompacta, que dá para achar em qualquer loja de materiais esportivos. Elas são incrivelmente práticas na vida de um ciclista corporativo.

E se não tem vestiário no trabalho? Relaxa, dá para contornar o problema. Faça a higiene com lenço umedecido nas áreas do corpo em que você transpira mais, como as axilas; lave o rosto com um bom sabonete; e use spray de shampoo seco para limpar o seu cabelo.

Depois é só trocar de roupa e, pronto, tudo no jeito! Lembre-se também de tomar uma ducha antes da pedalada, com a água não muito quente, para dar uma segurada na temperatura do corpo e não estimular a transpiração.

VÍDEO EM DESTAQUE