Como se vestir bem gastando pouco? 5 dicas para homens

Como se vestir bem? Essa é uma pergunta que todo homem já se fez em algum momento da vida. Balzac, um dos maiores escritores da história, certa vez disse o seguinte: “O homem vulgar se cobre, o rico se decora e o elegante se veste.” Em outras palavras? Não é preciso gastar uma fortuna comprando roupa para ser um homem estiloso. O importante é ter bom gosto e escolher suas peças com sabedoria.

Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como se vestir bem gastando pouco. Mas antes disso, é preciso buscar boas referências, porque vento nenhum ajuda quem não sabe para onde ir. O Instagram é o melhor lugar para isso. Você vai achar muitos bloggers e modelos que vivem do próprio estilo. Inspire-se nos looks deles para saber como se vestir melhor. Vamos às dicas agora?

INVISTA EM PEÇAS CORINGAS

Segundo um levantamento, as pessoas usam apenas 20% das suas roupas com regularidade. Os outros 80% ficam lá criando teia de aranha no armário. Ou seja, em vez de se focar na quantidade, dê prioridade à qualidade. A melhor maneira de fazer isso é comprando peças coringas, que funcionam bem em vários looks. Olhe só um exemplo:

  • 3 CALÇADOS: Tênis branco, tênis preto e bota
  • 3 CALÇAS: Jeans escura, jeans clara e jeans preta
  • 3 CAMISETAS LISAS: Branca, preta e azul-marinho

Com essas 9 peças, você já consegue montar 27 looks diferentes – e todos estilosos. Dá para usar quase o mês inteiro sem repetir. Aí com calma, você pode expandir o repertório:

  • 1 BLAZER: Azul-marinho
  • 3 CAMISAS: Social branca, social azul e xadrez de flanela
  • 2 JAQUETAS: De couro e bomber
  • 2 CALÇAS: De alfaiataria e de sarja
  • 2 BERMUDAS: De moletom e de sarja
  • 1 CALÇADO: Social marrom

Pronto. Estamos falando de 20 peças que, combinadas, oferecem literalmente centenas de looks. Aí, claro, você pode ir aumentando a coleção com o tempo. Mas sempre lembrando de comprar peças coringas que combinam com as outras roupas do seu armário.

GARIMPE BOAS OFERTAS

Ok, agora você já sabe o básico de como se vestir bem. O próximo passo? Fazer as compras. Mas não fiquem preocupados, senhores, porque temos dicas quentes para economizar nesta etapa. O primeiro passo? Garimpar as ofertas e descontos dos e-commerces.

Em geral, eles têm um sistema que funciona assim: quando uma roupa fura a grade – ou seja, acaba em determinada numeração – a peça entra automaticamente em promoção. Basta ficar de olho para encontrar uma que ainda tenha seu número.

Além disso, é essencial pesquisar os preços. Às vezes você vai encontrar a mesma peça com valor mais baixo numa loja diferente. (O Google está aí para facilitar a nossa vida.) E dê sempre preferência para e-commerces que oferecem frete grátis, óbvio. Vale a pena ficar atento, também, aos sites de cupom, porque eles têm parceria com várias lojas online. Você pode conseguir ótimos descontos dessa maneira.

COMPRE NA ÉPOCA CERTA DO ANO

A Black Friday dispensa apresentações. Esse é o momento ideal para renovar o seu guarda-roupas, porque pinta ofertas de tudo quanto é lado. Mas existem outras épocas do ano que também são propícias para fazer compras. Quando? Nas trocas de estações, porque as marcas estão apresentando suas novas coleções e dando desconto na antiga. As grandes liquidações costumam acontecer em junho/julho e janeiro/fevereiro. Já vai se programando.

SE PREOCUPE COM A ROUPA, NÃO COM A ETIQUETA

Um conselho final, senhores? Se preocupem com a roupa, não com a etiqueta. Há algumas grifes que são famosas pela qualidade de suas peças, mas há outras que cobram caro simplesmente pelo nome. Evite cair nessa cilada.

As lojas de departamento às vezes oferecem roupas lindas a preços camaradas. E não tenha preconceito com marcas menos conhecidas. O importante é a peça ser bonita, ter qualidade e oferecer um bom caimento no seu corpo.

O pedaço da etiqueta que você deve se preocupar são as recomendações de lavagem, porque ao cuidar bem das suas roupas, elas vão durar mais tempo e te livrar do gasto de comprar novas.

E lembre-se, acima de tudo, que a moda passa, mas o estilo permanece. Em vez de investir seu dinheiro em tendências da estação – que estarão ultrapassadas daqui alguns meses – aposte nos clássicos e você estará bem vestido sempre.

POST EM PARCERIA COM EASYNVEST

Este texto é uma parceria entre o El Hombre e a Easynvest. Se você quer alcançar a independência financeira, começar a organizar sua grana e cuidar melhor dos gastos, eles têm um canal incrível no Youtube que dá dicas super práticas de como fazer isso.

Além disso, no blog da Easynvest há várias matérias bacanas que ajudam a entender o mundo dos investimentos de uma forma mais simples e didática. E não se esqueça de seguir a Easynvest também no Instagram, onde eles postam fotos inspiradoras para despertar o investidor que existe dentro nós. Faça seu cadastro e fique por dentro do mundo dos investimentos!

VÍDEO DE COMO SE VESTIR BEM GASTANDO POUCO