passar-camisa-manual

Como passar uma camisa social: guia básico para homens

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Há algumas habilidades básicas que todo homem independente deve dominar. Uma delas é saber como passar uma camisa social. Ou você quer depender sua vida inteira da mulher/mãe/empregada?

A boa notícia é que isso é bem mais simples do que muitos homens pensam. Não acredita? Você vai mudar de ideia depois de ver este guia básico que preparei para ajudar os leitores do El Hombre nesta empreitada.

Como sempre, a prática leva à perfeição. Não se cobre tanto, portanto, se nas primeiras vezes a camisa não ficar um primor. Você chega lá e, com o tempo, estará passando suas próprias camisas em menos de 5 minutos.

O QUE VOCÊ PRECISA

Ferro, tábua e spray de água.

PREPARAÇÃO: DEIXE A CAMISA ÚMIDA

Pegue o spray de água e borrife na camisa inteira. Quando ela está levemente úmida, fica mais fácil de passar. Ao longo do processo, você inclusive pode repetir a borrifada em lugares que estão mais amarrotados. Uma alternativa é tirá-la da secadora um pouco antes de ficar completamente seca ou deixá-la pendurada no banheiro enquanto toma banho, para o vapor da água amaciá-la.

1# MANGAS E PUNHOS

passar-camisa-manual

Abra o punho e passe de ambos lados, sempre contornando os botões. Nunca passe o ferro por cima deles.

Agora você deve deixar a manga bem reta na tábua. Isso é fundamental, pois você estará passando duas camadas de tecido ao mesmo tempo. Use a costura como referência. Depois de passar a manga de um lado, vire e faça do outro.

Terminado o processo, repita tudo na outra manga e punhos.

2# COLARINHO

Vamos agora para o colarinho. Com ele aberto, passe por dentro e fora. Aqui não tem muito segredo. O importante é tomar cuidado para deixar o colarinho nos trinques, pois ele fica perto do rosto e todo mundo repara bastante.

3# CORPO

passar-camisa-manual

Na hora de passar o corpo, você deve “vestir” a tábua com um dos lados da camisa. Você começa pela metade esquerda ou direita da frente; depois vai virando a camisa na tábua, sem a necessidade de tirá-la, para passar a parte de trás; e então finaliza com a outra metade da frente. Lembre-se de dar uma atenção extra à área dos botões, que fica bastante em evidência, lembrando novamente que eles devem ser contornados.

FINALIZANDO: BOTE NO CABIDE

Agora que você terminou de passar a camisa, deixe-a no cabide (com o colarinho abotoado) por alguns minutos esfriando antes de botá-la no corpo, para não correr o risco dela enrugar novamente em você enquanto estiver quente.

DICAS FINAIS

passar-camisa-manual

Tome cuidado para nunca passar uma camisa com mancha, pois aí fica bem mais difícil de tirá-la depois. Outro detalhe importante é a temperatura do ferro. Olhe a etiqueta da camisa para saber de qual tecido ela é feita, para ajustar o ferro na temperatura adequada.

Ilustrações retiradas dos sites Mr Porter e Frank & Oak

VÍDEOS EM DESTAQUE