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Como praticar a escuta ativa

Você já ouviu falar na escuta ativa? Trata-se de uma das ferramentas mais importantes da comunicação, que nos ajuda a estabelecer uma bom diálogo em qualquer situação social. A ideia é simples: ficar totalmente concentrado no que a pessoa ao seu lado está dizendo.

Ou seja? Nada de viajar mentalmente, pensando nos problemas do trabalho, ou abrir o WhatsApp durante a conversa, e assim por diante. Você deve dedicar 100% da sua atenção à conversa, assim conseguirá compreender e interpretar melhor o que o outro está falando, o que possibilita uma interação mais rica. Hoje reunimos algumas dicas de como praticar a escuta ativa no seu dia a dia.

TENHA EMPATIA

Uma das melhores formas de praticar a escuta ativa é tendo mais empatia em suas relações. Isso gera confiança e um entendimento mais claro das opiniões dos outros. Coloque-se no lugar das pessoas quando estiver conversando com elas. Isso vai ajudá-lo a entender melhor suas respectivas visões do mundo.

MANTENHA CONTATO VISUAL

O contato visual é importante para deixar o seu interlocutor mais à vontade, gerando uma comunicação efetiva. Essa atitude demonstra um interesse genuíno no que a pessoa está falando.

SEJA UM BOM OUVINTE

Ouça de verdade o que o outro tem a dizer. Não seja seletivo, presentação atenção apenas aos pontos que você achar mais interessante. Também não julgue ou tire conclusões precipitadas. Respeite a vez do diálogo, esperando pela sua de forma paciente e agradável.

FAÇA PERGUNTAS

Essa dica é uma das mais importantes. Se você quer ter uma conversa interessante, deve adotar o hábito de fazer perguntas para o outro, pois é um sinal de que a mensagem foi recebida e assimilada, demonstrando que você está realmente presente no momento do diálogo.

EVITE SE DISTRAIR

Se concentre no “aqui e agora”, como dizem os budistas, e evite se envolver em distrações. Elas geram certa arrogância da sua parte, pois ao não prestar atenção na conversa, você está passando um sinal de que as ideias da pessoa são desinteressantes.

OFEREÇA COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS

No final, oferecer comentários construtivos e amigáveis ajuda o interlocutor a criar mais simpatia com você. Isso porque você se mostrou um bom ouvinte, ao receber de forma amistosa e empática as informações que estavam sendo passadas.

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