Como ser um profissional criativo em 5 passos

A vida de um profissional, em qualquer área de atuação, pode ser por um momento cansativa, redundante, tediosa. Exercer as funções sempre da mesma forma se torna algo monótono para quem está trabalhando.

Continuar com a mesma rotina não é somente um peso para o humor do sujeito, mas também faz que esse descontento acabe afetando sua produtividade.

Não é raro passar por essa situação em algum momento da carreira – ou até vários. Ainda mais quando você trabalha numa área que exige inovações constantes para o crescimento da empresa.

Isso é um perigo para o seu emprego, porque pode aparecer alguém que ofereça possibilidades mais criativas para a sua vaga. Como encarar esse desafio, então, de pensar fora da caixinha e expandir suas capacidades profissionais?

A criatividade não é um atributo estático, que você simplesmente possui. Ela se assemelha mais a um hábito, que requer dedicação constante. Reunimos 5 dicas de como se tornar um profissional mais criativo, sempre pronto para inovar e contribuir para a expansão da empresa.

1# CRIE UM MINDSET DE EVOLUÇÃO CONSTANTE

Como já foi dito antes, ficar sempre preso à mesma rotina prejudica o desempenho no trabalho, porque sua motivação diminui. Então crie um mindset de evolução constante: como posso realizar minhas tarefas de maneira mais eficiente do que na semana passada?

Essa busca vai fazê-lo testar novas metodologias de trabalho e sair da zona de conforto. Depois de alguns meses – ou até anos – é possível que você sinta que chegou ao limite do crescimento. Essa é a hora de assumir novos projetos na sua empresa (ou em outra) que tragam desafios diferentes.

2# MANTENHA-SE ATUALIZADO

Criatividade exige conhecimento. Se você acha que a inspiração simplesmente cai do céu para as pessoas, pode esquecer. Washington Olivetto certa vez disse o seguinte: “Meu processo criativo está atrelado a tudo que fiz e vivenciei antes. Depende de saberes que fui armazenando em cada experiência.”

O hábito da leitura é essencial para a realização disso. Mantenha-se atualizado em relação às novidades do mercado e não deixe de estudar os grandes profissionais da sua área. Workshops, TEDs e documentários também são uma boa ideia.

3# ASSUMA RISCOS

Quantas vezes já pensamos que algo diferente poderia dar certo, mas não seguimos em frente pelo medo de fracassar? Os erros são uma etapa essencial do sucesso – e todas grandes histórias de empreendedorismo são a prova disso. Se você apenas jogar seguro, nunca vai fazer um gol de placa. Então adote uma dose de ousadia à sua vida profissional.

4# MATENHA CONTATO COM OUTROS PROFISSIONAIS 

A troca de experiências é uma das melhores maneiras de expandir o seu conhecimento, por isso mantenha um contato regular com outros profissionais da sua área. Ideias novas certamente vão surgir dessa interação. Caso contrário, você ficará preso numa bolha.

5# DESCANSE BEM 

Quando você exerce o processo criativo, investe muita energia corporal e mental. Por isso é fundamental descansar bem, para a exaustão não prejudicar a sua produtividade. Ter uma boa noite de sono vai permitir a você retornar às atividades no dia seguinte com a mesma força.

Além disso, fazer pausas regulares ao longo do dia, para refrescar a mente e renovar a energia, é importante também. Um intervalo relaxante de 15 minutos para tomar um café ou esticar as pernas pode elevar o seu desempenho bastante depois.

VÍDEO EM DESTAQUE