8 habilidades profissionais importantes para a carreira

Quando o assunto é carreira, cada profissão demanda habilidades específicas para você ser bem-sucedido nela. Um médico precisa de certas competências, um advogado de outras, um engenheiro de outras, etc. Mas existem algumas habilidades profissionais que são universais e, seja lá com o que você trabalha, dominá-las é importante para crescer em sua área. Hoje listamos 8 delas:

1# COMUNICAÇÃO

A capacidade de comunicar-se bem é uma das mais importantes habilidades profissionais. Cultive a excelência na comunicação escrita, verbal e não-verbal. Aprenda a se expressar com suavidade, sofisticação e comando. Não seja arrogante ou ditatorial, tampouco tímido ou hesitante. A regra de ouro é ser claro e conciso. O que você diz — e como você diz — é muito importante para ter uma carreira de destaque.

2# INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Pode não ser fácil desenvolver a inteligência emocional, mas ela fará com que você se torne cada vez mais valioso para a empresa. (E, óbvio, melhorará muito sua qualidade de vida fora do trabalho também.) A inteligência emocional envolve o autocontrole, a serenidade e a empatia. Para que você a desenvolva, terá que reconhecer não apenas as suas próprias emoções, mas também as de seus colegas, clientes e fornecedores.

3# FLEXIBILIDADE

A palavra “flexibilidade” deriva da constatação de que, por mais que a árvore se dobre ao vento, seus galhos sempre voltam à posição normal. Assim sendo, a flexibilidade designa a capacidade de ceder e recuperar-se da árvore. A maior parte das funções numa empresa exige um certo grau de flexibilidade, com habilidade para encarar novas mudanças e perspectivas diversas, ajustando suas tarefas e contribuições segundo as necessidades. Tenha a mesma força da árvore: seja adaptável a circunstâncias variáveis, mas não deixe que elas o quebrem.

4# CURIOSIDADE 

Uma mente curiosa é algo que proporcionará a você inúmeros benefícios, entre os quais um conhecimento mais amplo, uma conversa mais interessante e uma dose bastante alta de inspiração e de criatividade. A cultura da curiosidade possui muitos benefícios para as empresas e os profissionais, especialmente mais entre os líderes. Portanto, esforce-se para permanecer curioso e disposto a aprender sempre novas coisas.

5# ORGANIZAÇÃO

Querendo ou não, a organização é um ponto essencial. Não permita que seus e-mails se acumulem loucamente. Não deixe que as tarefas se atrasem. Uma das melhores maneiras de lidar com isso é montando uma lista de tarefas e utilizando um aplicativo de calendário para manter os seus prazos em dia. Outra dica útil? Desligar as notificações dos seus aplicativos de mídia social, já que estes costumam nos distrair excessivamente.

6# ORATÓRIA

Possuir a capacidade de falar em público é algo importante para a carreira de qualquer pessoa. O primeiro passo é aprender tudo a respeito do assunto sobre o qual estiver falando. George Plimpton, fundador da icônica revista Paris Review, colocou a questão da seguinte maneira: “Se você transpirar com antecedência, não o fará no palco”. Faça pesquisas cuidadosas acerca dos assuntos que abordará. Consulte livros e artigos. Entre em contato com especialistas. Aprenda mais do que precisará.

7# COMPROMETIMENTO

Demonstre ser digno de confiança. Não se atrase para as reuniões. Não deixe as pessoas esperando. Não se esqueça de responder as suas mensagens. Essas coisas podem até parecer pequenas, mas se você demonstrar confiabilidade no que se refere aos detalhes, sua boa reputação se intensificará dentro da empresa.

8# ESPÍRITO DE EQUIPE

Ser capaz de trabalhar em grupo é uma das habilidades mais importantes para se desenvolver na área profissional. Aperfeiçoe sua capacidade de resolver conflitos e de manter um ambiente harmonioso. O trabalho em grupo também o ensinará a compartilhar os seus conhecimentos e habilidades com os seus colegas, assim como receber o mesmo deles.

Gostou dos nossos conselhos sobre habilidades profissionais? Não deixe de conferir, agora, o vídeo que fizemos sobre marketing pessoal: