Como usar sobretudo masculino? 7 dicas

Ah, o inverno… Não existe estação mais gloriosa no ano para quem gosta de moda. O frio nos permite explorar várias combinações de roupas e acessórios, trazendo mais pluralidade de estilos ao nosso dia-a-dia.

Pouco tempo atrás, publicamos aqui no El Hombre um texto com 14 dicas para se vestir bem no frio. Vale a pena ler. E hoje, vamos nos debruçar numa peça específica, que é sinônimo de elegância invernal: o sobretudo.

Essa é um acessório que os homens usam bastante na Europa. Afinal, o frio deles é bem mais intenso do que o nosso, então você precisa usar várias camadas de roupa para não congelar. Mas saiba que dá para usar, sim, o aqui no Brasil também.

Para ajudá-los a montar uma combinação estilosa, reunimos 7 dicas de como usar sobretudo masculino. Bora ver?

1# FIQUE ESPERTO COM O CAIMENTO

A moda masculina evoluiu bastante nos últimos anos. Antigamente, o sobretudo era bastante largo e ficava super folgado no corpo. Hoje é diferente. Os modelos trazem um caimento mais ajustado, que deixa a nossa silhueta mais harmônica.

Mas cuidado para não exagerar e comprar um sobretudo pequeno demais, até porque a peça deve ser grande o suficiente para você conseguir usá-la em cima de um blazer ou suéter, se quiser. O ideal é não ser apertado, tampouco folgado – simplesmente confortável.

2# USE EM DIAS REALMENTE FRIOS

Não é uma boa ideia usar o sobretudo num dia de frio moderado, porque eles são realmente pesados e quentes. Guarde-o para aquelas ocasiões em que a previsão do tempo promete ficar lá embaixo o dia inteiro. Porque se a temperatura subir, você vai se sentir dentro de um forno.

3# SOBRETUDO LONGO OU MÉDIO?

O sobretudo tradicional pode chegar ao joelho, mas os modelos modernos terminam na altura da coxa. O ideal é apostar nesta segunda opção, para deixar o look mais atual.

4# AS MELHORES CORES SÃO AS SÓBRIAS

Agora vamos falar sobre um assunto muito importante: cores. O ideal é investir nas cores sóbrias, pois elas combinam melhor com o inverno e, assim, o sobretudo poderá ser combinado com vários looks diferentes. Preto, cinza-escuro, caramelo e azul-marinho são as melhores opções.

5# EM CAMADAS OU SOZINHO?

Voltando aos nossos amigos europeus, eles costumam usar o sobretudo como a camada superior do look, geralmente em cima de uma malha, casaco ou blazer. Fica bem estiloso, só que esquenta bastante.

Se esse for o seu objetivo, beleza. Caso contrário, melhor vesti-lo sozinho. Nos últimos tempos, virou tendência usar o sobretudo logo acima da camiseta ou camisa. Isso cria um visual despojado e bem contemporâneo, como você pode ver aqui nas fotos.

6# SOBRE OS TECIDOS

Na hora de comprar seu sobretudo, um elemento importante para ficar esporte é o tecido. Os modelos de são sempre uma boa escolha: quentes, versáteis e bonitos. Para climas mais amenos, você pode apostar no algodão, que esquenta menos. É comum os modelos terem, na composição, alguma porcentagem de poliéster também.

7# QUAIS ROUPAS USAR COM SOBRETUDO?

Essa aqui é uma questão importante: quais roupas usar com o sobretudo? Por ser uma peça tradicionalmente formal, você não deve exagerar na casualidade. O ideal é apostar no smart casual. Ou seja, um look descontraído, mas caprichado. Tipo calça de sarja, social ou jeans escuro; bota ou sapato; camisa; cardigan ou suéter; etc.

Eu diria que o limite é calça jeans, camiseta e sneaker. Qualquer coisa mais casual do que isso – como calça jogger ou jaqueta bomber – vai ficar desarmonioso. Ah, sim: outra opção bacana é usar o sobretudo por cima do terno, quando você estiver numa ocasião mais sofisticada.

VÍDEO EM DESTAQUE: