fbpx
sexta-feira, julho 12, 2024
InícioAtitudeConheça 8 passos para se tornar mais corajoso

Conheça 8 passos para se tornar mais corajoso

Embora muitas vezes pensamos que a coragem se trata somente de força física – como arriscar a vida para salvar alguém em perigo – temos uma imagem totalmente equivocada dessa qualidade. Ser corajoso vai muito além disso. Precisamos dela para falar com novas pessoas, defender nossas crenças, começar um negócio, mudar de carreira e até para expressar nossas opiniões. Para ser sincero, é uma qualidade que usamos em qualquer situação da vida. Imagino que agora você deve estar se perguntando: será que tenho coragem o suficiente? E se não, o que faço para ser mais corajoso, então?

Mas tenha calma meu jovem. Não estamos aqui para falar que você não é corajoso. Queremos te mostrar que coragem não é algo que nasceu com você, e sim uma qualidade que vai sendo deliberadamente desenvolvida com as suas vivências. E de acordo com um artigo no site americano The Art of Manliness, é possível transformar a coragem em um hábito. Portanto, ser mais corajoso é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada. Saiba como fazer isso em 8 passos:

COMO SE TORNAR MAIS CORAJOSO?

Antes de começar com os passos, vamos falar de algo importante quando o assunto é coragem: o medo. Saiba que sentir medo não é uma coisa ruim. Às vezes, ele avisa sobre ameaças e te prepara para enfrentar o que está por vir. Podemos até dizer que o medo é o primeiro passo para chegar na coragem. É ele que vai despertar o fato de que uma oportunidade está bem na sua frente.

O medo só se torna um problema quando impede que você faça algo certo para seu aperfeiçoamento pessoal. Sua capacidade de agir na presença do medo depende muito de como você o controla. Quanto menos sufocante for seu medo, maior será sua capacidade de passar por ele. Portanto, a habilidade de estimular sua coragem consiste, em grande parte, em como desenvolver sua capacidade de administrar seu medo.

1# FAÇA RECONHECIMENTO PARA REMOVER ASPECTOS DESCONHECIDOS

Quanto menos sabemos sobre algo, mais aumenta nossa avaliação de risco. E com isso, a incerteza gera o medo. Para reduzir a incerteza e automaticamente diminuir o nervosismo, faça o máximo de reconhecimento possível sobre a situação. Reúna o máximo de informações que conseguir sobre o que lhe é desconhecido.

Por exemplo, se você tem uma entrevista de emprego e não sabe onde é, faça uma pesquisa de como chegar lá. Veja quanto tempo levará o trajeto, se tem trânsito ou até mesmo onde vai estacionar. Além disso, faça uma boa pesquisa sobre a empresa. Quais valores defendem, sua história, como a maioria dos funcionários se vestem. Saber estes detalhes lhe deixará muito mais confiante. Logo, as coisas serão menos assustadoras.

2# TENTE RELAXAR

O medo pode te deixar tenso. Por isso, tente se “desligar” um pouco da rotina. Um dos meios utilizados para reduzir o medo é o relaxamento. Isso serve para seu corpo todo, indo desde técnicas de respiração a meditação.

3# SEJA HABILIDOSO

É normal ao presenciar uma situação de urgência querer ajudar. Mas sempre fica aquela questão: vou esperar aparecer alguém mais “qualificado” para isso. Você quer ajudar, mas não sabe como. Agora do outro ponto de vista, se você se sentir competente, nada pode lhe parar.

Com a diversidade de cenários possíveis que envolvem risco e perigo, vale a pena desenvolver algumas habilidades. Exemplos como autodefesa, primeiros socorros, reparos e até capacidade de falar língua estrangeira são bem-vindos. Quanto mais habilidades possuir, mais propenso a ser corajoso você será.

4# FAZER AMIZADES LHE DEIXA MAIS CORAJOSO

A presença de familiares e amigos pode transmitir uma fonte de conforto e confiança, reprimindo o seu medo. Isso serve se eles estiverem apenas presentes com você, e vale o dobro se estiverem dispostos a participar ao seu lado. Por exemplo, a coragem vai de 0% a 100% quando ouvimos a frase “Se você for, eu vou”. Quando estamos fazendo algo com pessoas que nos apoiam, há muito menos a temer.

5# O “PODER” DE UM TALISMÃ

Você pode pensar que o uso de amuletos da sorte não servem para nada. Porém, pesquisas apontam que carregar algum talismã melhora efetivamente o desempenho das tarefas, sejam mentais ou físicas.

Para aproveitar deste “poder mágico”, use ou carregue algo especial em situações em que estiver nervoso. Pode ser uma peça de roupa, uma foto, uma lembrança ou um objeto pequeno. Na verdade, pode ser qualquer coisa que tenha um significado especial para você. Ele lhe deixará mais calmo e confiante, fornecendo uma dose extra de conforto e determinação.

6# PENSE MENOS EM VOCÊ

Quanto mais você pensar em si mesmo, mais medo terá que enfrentar. O egocentrismo aumenta o medo e faz seu desempenho cair. Vamos ao exemplo: quando você se concentra em como está se saindo em determinada situação, automaticamente vai sentir que as pessoas estão lhe observando. Com isso, você pode ficar constrangido, e logo em seguida, desajeitado. Ou seja, quanto mais mudar seu foco para fora de si, mais corajoso vai se sentir.

Concentre-se nos sentimentos das pessoas em vez dos seus. Em vez de observar como você está se saindo em uma conversa, pense em como a pessoa está se sentindo. Será que ela está se divertindo? O que você pode fazer para deixá-la mais à vontade?

Lembre-se: a coragem é mais forte quando você é corajoso para algo ou alguma pessoa.

7# TESTE 20 SEGUNDOS DE CORAGEM INSANA

Sim, o medo pode parecer esmagador se você tiver que conviver com ele por dias ou horas. Mas todos nós podemos enfrentar nossos medos por apenas 20 segundos. Ou até menos. Muitas vezes, você só precisa de um empurrão para começar.

Por isso, use e abuse dos 20 segundos de coragem. Envie mensagem pedindo desculpas para um velho amigo, tente uma vaga impossível de emprego, ou confesse seus sentimentos a uma paixão de longa data. Você pode não acreditar, mas esse exercício pode ser tudo o que você precisa para mudar algumas coisas em sua vida.

8# FAÇA ALGO ASSUSTADOR UMA VEZ POR SEMANA

A coragem é considerada um músculo que precisa ser exercitado regularmente para se manter forte. Você não pode esperar treinar sua bravura em uma emergência, por exemplo. Ela tem que ser mantida “em forma” por meio de pequenas atitudes, para que você possa usá-la quando for preciso.

Você pode manter sua coragem forte se desafiando semanalmente com algo que lhe dê um pouco medo. Pode ser qualquer coisa que lhe deixe um pouco nervoso. Mas calma, não precisa pensar em coisas grandiosas. Pode ser ir em um restaurante que lhe cause algum desconforto, conversar com um estranho, negociar o preço de algo ou até convidar alguém para jantar. Veja quantas semanas consecutivas você consegue juntar deste “desafio”, e vá colecionando estes momentos.

Quando uma situação realmente assustadora te alcançar, você vai perceber que tem a capacidade de enfrentá-la de peito aberto. E quando isso acontecer, você verá que está se tornando mais corajoso, além do que poderia imaginar.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker
Erik Wallker
É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.