Cortes de cabelo masculino

Top 8 cortes de cabelo masculino para 2021 [ilustrado]

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Quais são os cortes de cabelo masculino mais estilosos, modernos e atemporais? Se você está buscando inspiração para a sua próxima visita ao barbeiro, no texto de hoje reunimos 8 ideias arrasadoras para 2021.

Um parêntese? Fizemos uma lista de cortes versáteis, sem sugestões excêntricas como detalhes coloridos ou fios assimétricos, porque esse tipo de penteado é muito passageiro. Ou seja, vai de “tendência” para “cafona” em questão de meses. (Às vezes, semanas.)

Com os cortes da nossa lista, você vai atravessar 2021 inteiro sempre no estilo. Pode confiar.

ÍNDICE | CORTES DE CABELO MASCULINO 2021

1# FADE UNDERCUT

Entre os cortes de cabelo masculino, este aqui é o mais versátil e popular de todos: o undercut com fade. Os fios laterais (e na parte de trás) ficam baixinhos, com um degradê vertical na máquina. Já a parte de cima é mais volumosa, aparada na tesoura. O tamanho cabe a você escolher. É uma aposta perfeita.

cortes de cabelo masculino undercut fade degradê
O undercut masculino, com degradê, continuará em alta em 2021

2# BUZZCUT

O cabelo raspado, conhecido como buzzcut em inglês, é um clássico atemporal dos cortes masculinos. Uma grande vantagem dele é a manutenção fácil no dia a dia. Se você quiser deixar seu buzzcut mais atual, peça um degradê ao barbeiro. Fica mais moderno do que adotar o mesmo pente no cabelo inteiro.

corte de cabelo masculino buzzcut raspado
Cabelo raspado com fade lateral, você curte?

3# SLICKBACK

Se você acompanha a série Peaky Blinders, já deve ter reparado no cabelo estiloso de Arthur Shelby. Trata-se de um slickback, que vem bombando nos últimos tempos. A ideia é fazer uma base de undercut, como no primeiro corte da nossa lista, com as laterais baixas. Mas no slickback, os fios de cima devem ser bem compridos e penteados para trás. Uma dica? Você precisará de um modelador com alto poder de fixação, para manter o penteado no lugar ao longo do dia.

cortes de cabelo masculino slickback
O slickback é um dos cortes de cabelo masculino mais estilosos

4# LONG & MESSY

Mais um clássico da moda masculina: o cabelo comprido. A ideia, aqui, é deixar o seu cabelo crescer até o ombro (ou perto disso) e pedir para o barbeiro repicar os fios, trazendo textura e volume ao corte. Você pode pentear de duas maneiras: (i) com caimento mais natural ou (ii) jogando os fios todos para o mesmo lado. O toque final é deixar o cabelo “cuidadosamente desarrumado“. Isso traz muita personalidade ao visual.

corte masculino cabelo longo
O cabelo comprido está em alta

5# FLAT TOP

Você tem o cabelo mais armado? O flat top é um ótimo corte para você, então. As laterais trazem um degradê em direção ao topo, que fica esculpido numa silhueta ligeiramente quadrada. Bem contemporâneo e harmonioso.

cortes de cabelo masculino flat top
O flat top é um corte masculino que fica excelente em quem tem cabelo afro

6# CURLY TOP

Uma opção perfeita para homens com cabelo ondulado é o curly top. Você faz um undercut lateral, mantendo os fios de cima compridos. E, na hora de pentear, deixa os fios com um aspecto “bagunçado”, utilizando uma pomada de fixação média para manter a textura.

corte de cabelo masculino curly top
Se você tiver dreadlocks, o curly top também fica ótimo

7# SIDE PART

Entre os cortes de cabelo masculino sérios, o side part é uma excelente escolha. A lateral fica mais baixa, aparada na tesoura ou com a máquina, enquanto os fios superiores são mais longos, penteados para o lado com um fixador. É um clássico que nunca sai de moda.

cortes de cabelo masculino side part
O side part é uma sugestão de corte mais sério: você curte?

8# QUIFF / POMPADOUR

Para fechar a nossa lista, temos o tradicional topete, que possui duas variações bacanas. Enquanto o pompadour deixa os fios mais “arrumadinhos” e fixos, o quiff aposta numa textura mais solta, cheia de movimento. Aí cabe a você refletir qual gosta mais. Em relação aos fios laterais, você pode pedir ao barbeiro para apenas aparar na tesoura ou fazer um degradê na máquina.

corte de cabelo masculino quiff
O topete (quiff) é um clássico entre os cortes de cabelo masculino

DICAS EXTRAS

➤ Vá ao barbeiro com regularidade para manter o seu penteado no estilo. Se você adotar um fade, o ideal é fazer a manutenção a cada 15 ou 20 dias. A parte de cima, porém, você pode cortar a cada 30 a 40 dias, uma sugestão que vale também para os cortes mais compridos.

➤ Existem dezenas de maneiras de fazer um fade. Se você quiser mais ideias, temos uma matéria com 30 opções diferentes de degradê masculino.

➤ As ilustrações desta matéria são do designer Chris Cheney e do perfil @hairstylemens, que nós pegamos no Instagram para exemplificar a nossa seleção de cortes masculinos para 2021.

➤ Se você trabalha com moda/styling e quer saber também as tendências de cortes de cabelos femininos para 2021, nós recomendamos a matéria que o WeFashionTrends fez sobre o assunto.