9 dicas para vencer no poker

Em parceria com 888poker

***

Diz uma máxima que “o poker leva um dia para aprender, a vida inteira para dominar.” Por trás da simplicidade das regras, existem infinitas variáveis que se alteram a cada rodada. Isso é o que faz do poker um jogo tão emocionante. Apenas com a prática e a experiência é possível se tornar um grande jogador. Mas se você quiser acelerar o trajeto, essas dicas que reunimos abaixo com certeza vão ajudá-lo.

1# NÃO JOGUE APENAS AS CARTAS, JOGUE OS OPONENTES

O grande erro que os jogadores iniciantes cometem é focar 100% em suas próprias cartas – e esquecer a dos adversários. Pagar uma aposta com uma mão mediana pode ser uma boa ideia contra um adversário blefador, mas uma péssima contra alguém que joga seguro. Nunca se esqueça disso. A valor da sua mão está diretamente ligado às cartas e personalidade do adversário.

2# PRESTE ATENÇÃO À SUA POSIÇÃO NA MESA

O jogador que fala por último na rodada está sempre numa posição mais forte, porque tem uma informação preliminar – a ação do adversário – para ajudá-lo a tomar uma decisão. Isso é uma vantagem enorme. Procure disputar as mãos em que você tem uma posição privilegiada, de preferência quando é o dealer (o último a falar) ou está próximo dele.

3# JOGUE COM FIRMEZA E AGRESSIVIDADE

Os jogadores passivos, que pagam muito e apostam pouco, são os grandes perdedores do poker. Faça o contrário. Jogue poucas mãos, mas quando entrar numa, adote uma postura agressiva. O segredo do poker é maximizar as mãos que ganha e minimizar as mãos que perde.

4# TENHA PACIÊNCIA

A paciência é uma grande virtude na mesa de poker. Espere pelas oportunidades de atacar, levando em consideração aqueles fatores que já mencionamos antes: boas cartas, uma posição privilegiada e os adversários adequados.

5# ESTUDO PADRÕES E TIQUES DOS ADVERSÁRIOS

Quando você sair de uma mão, continue prestando atenção à mesa. Esse é melhor momento para estudar os padrões de aposta e tiques corporais dos seus adversários. Ele ficou coçando a orelha e depois foi pego num blefe? Ele apostou alto com uma mão absoluta? Esse tipo de informação será muito útil, depois, quando você pegá-lo pela frente.

6# CONHEÇA A MATEMÁTICA BÁSICA DO POKER

Você não precisa ser PHD em Estatística para jogar bem poker, mas conhecer a matemática básica do jogo é bom. O baralho tem 52 cartas, correto? Subtraia as que você tem na mão e as que já foram abertas na mesa. Agora reflita sobre as cartas que podem te ajudar – ou ferrar. Basta calcular a chance disso acontecer e, pronto, você já vai ter uma ideia se vale a pena apostar, dar mesa ou sair. 

7# NUNCA PERCA O CONTROLE MENTAL

Muitos jogadores excelentes terminam a noite zeradas devido a um fator chamado “tilt”, que é quando você perde o controle mental. Em geral isso acontece depois de perdermos uma grande mão por azar. Nessa hora, o sangue sobe na cabeça – e começamos a tomar decisões com a emoção, não a razão. É aí que o jogador perde tudo. Fique atento para reconhecer quando você estiver assim. Saia durante uns 15 minutos da mesa para tomar um café, lavar o rosto e se acalmar.

8# TRABALHE A SUA IMAGEM NA MESA

Se os outros jogadores acharem que você é um blefador, sempre que apostar com um jogo bom, eles provavelmente vão pagar. Se eles acreditarem que você é conservador, aí você pode blefar à vontade e a chance deles fugirem é alta. Deu para entender a importância de trabalhar a sua imagem na mesa? E lembre-se de que ela não é estática, pode mudar ao longo do jogo. Você precisa estar constantemente adaptando a sua estratégia a isso.

9# ANALISE AS JOGADAS AO FINAL DA NOITE

Por fim, nós temos o bom e velho estudo. Ao final da noite, depois que a partida terminar, recapitule as suas jogadas principais, tanto as que perdeu, quanto as que ganhou. Faça uma análise: onde eu errei? Onde eu acertei? O que eu poderia ter feito melhor? Esse hábito vai ajudá-lo a evoluir constantemente, o que é essencial para ser um ganhador no longo prazo.

MATÉRIA OFERECIDA POR  888POKER

Em parceria com o 888poker, um dos maiores sites de poker online do mundo e patrocinador oficial da World Series of Poker (WSOP), montamos um canal especial sobre esse esporte que já possui mais de 7 milhões de praticantes no Brasil. Ficou com vontade de jogar também? Visite 888poker.com e comece agora mesmo.