Eis as 5 edições que colocarão ponto final na vida do Dodge Viper

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

O Dodge Viper é um dos carros esportivos mais icônicos da história. E não alcançou esse posto por um design elegante ou por tecnologias rebuscasdas — mas pelo seu jeito ogro, tradicional e objetivo de ser. Como os americanos gostam.

O negócio com o Viper sempre foi na força bruta!

Com apresentação oficial em 1989 (veja esse vídeo raro), ele foi inspirado no Shelby Cobra e percebe-se isso nas linhas da máquina. Ou melhor, ele foi criado para superar o Cobra.

E seu V10 8.0 deixou isso claro logo de cara.

O motor monstro é a grande característica da máquina, que passou a ser produzida em 1992. A partir desse momento o mundo se encantou com o carro, que oferecia uma performance incrível nas ruas e pirava a cabeça de todos que não estavam preparados para ver um bólido ignorando detalhes que fosse além da velocidade.

dodge1992

Pois bem, assim o Dodge Viper fez sua fama em longos 25 anos, com um pequeno hiato em 2011. Sendo eternizado também pela cultura popular, principalmente pelo game GTA, o carro desenvolveu uma geração enorme de fãs.

Mas, como já era previsto, seu final foi anunciado.

A Fiat, que comprou a Chrysler em 2011 e assumiu controle total da empresa em 2014, anunciou essa semana que a produção do bólido se encerra a partir do ano que vem.

Triste com a notícia? Mas fique sabendo que os caras conhecem o significado do termo “fechar com chave de ouro”.

GTA

Para “comemorar” os 25 anos do Dodge Viper, serão lançadas 5 edições 2017 especiais e limitadas que vão cravar o ponto final na hitória de produção da máquina.

Todas as edições podem sofrer personalizações bem profundas (segundo a marca, cruzando todas as possibilidades são mais de 50 milhões de personalizações diferentes), mas a motorização será a mesma em todos os carros 2017: um bloco de 8,4 litros V10 que fornece 645 cv e 82,95 kgfm de torque. De acordo com a empresa, esse é o motor aspirado que oferece maior torque no planeta.

Dê uma olhada em cada uma das edições especiais:

dodge-viper-se-2-1

Viper 1:28 Edition ACR

Ano passado o modelo Viper ACR bateu o recorde de velocidade no circuito de Laguna Seca em Monterey, na Califórnia. A máquina deu uma volta no tempo de 1:28.65. Para homenagear esse feito, uma das versões será esse Viper preto com listras vermelhas que terá produção de apenas 28 unidades.

Viper GTS-R Commemorative Edition ACR

Já essa versão homenageia uma das pinturas mais clássicas do Viper: o banco com listras azuis do GTS-R de 1998. Desse, 100 unidades serão produzidas.

dodge-viper-se-1-1

Viper VooDoo II Edition ACR

Em 2012 a Dodge lançou o Viper SRT10 ACR Voodoo Edition — e essa terceira versão é uma releitura dessa máquina. Ela vem com uma pintura negra e listras cinzas com bordas vermelhas. É bem invocada! 31 unidades serão colocadas à venda, como em 2010.

Viper Snakeskin Edition GTC

Já essa belezinha verde é inspirada na versão Snakeskin ACR de 2010, que homenageia cobras. Com listras pretas, somente 25 unidades vão ser comercializadas.

Dodge Dealer Edition ACR

Essa última versão, que não teve imagem comercializada ainda, será vendida apenas nas duas maiores concessionárias da marca, uma no Texas e outra em Illinois. 33 unidades do Dodge Dealer Edition ACR vão às ruas.