Saúde

Emagrecimento saudável: o que consumir para reduzir medidas?

Compartilhe

O emagrecimento saudável é algo muito almejado pela maior parte das pessoas, mas será que é mesmo possível alcançá-lo?

Sim, é possível, mas também é importante entender que:

  1. Não é um processo rápido. Sendo assim, a perda de peso precisa ser gradativa, para que seu corpo se adapte à nova realidade dele sem grandes efeitos colaterais, como o efeito sanfona.
  2. Para emagrecer de verdade (perder gordura corporal e não apenas líquido) é necessário que você combine uma alimentação balanceada + rotina de exercício físico.
  3. Estratégias nutricionais diversificadas são essenciais para promover perda de peso, incluindo ciclagem da dieta (estimular o metabolismo), ferramentas que trabalhem sua relação com a comida, sua motivação, sua rotina, seu autoconhecimento, sua autorresponsabilidade, entre tantos outros aspectos importantes. Portanto, um bom nutricionista para te acompanhar de perto é indispensável nesse processo.

Para te ajudar nesse começo, eu separei aqui alguns itens que não podem faltar na sua alimentação do dia a dia se o seu objetivo é reduzir medidas:

ÁGUA

 

É essencial para o funcionamento do nosso corpo e para que todas as reações internas aconteçam. Diminui a retenção hídrica e auxilia no funcionamento intestinal. Uma pessoa no estado de hidratação adequado sente menos fome!

A recomendação de ingestão varia de pessoa para pessoa, mas podemos usar como base o seguinte cálculo: 35ml/kg de peso/por dia.

A maioria das pessoas tem dificuldade em ingerir a recomendação de água diária. Se esse é o seu caso, experimente saborizar a água, acrescentando rodelas de frutas dentro da garrafa.

FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Esse grupo de alimentos é a nossa melhor fonte de vitaminas, minerais e fibras. Esses micronutrientes estão diretamente relacionados ao bom funcionamento do seu corpo. Logo, quando eles estão em equilíbrio, favorecem o seu emagrecimento.

Além disso, são alimentos na sua maioria pouco calóricos e que te mantém saciado por períodos maiores devido ao teor de fibras na composição. A recomendação diária de ingestão é de aproximadamente 3 porções de frutas e mais 3 de verduras e legumes.

FEIJÕES

O grupo das leguminosas incluem os feijões de todos os tipos: lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja, fava e moyashi (broto de feijão). São excelentes fontes de proteínas e fibras.

Uma vez que o objetivo é emagrecer, precisamos manter o consumo de proteínas adequado para garantir a manutenção ou ganho de massa magra durante esse processo (considerando também a prática de atividade física), além de tornar o seu metabolismo mais eficiente.

TEMPEROS E CHÁS

Já é comprovado cientificamente que algumas ervas e especiarias tem ação benéfica na nossa saúde e ainda podem favorecer a perda de peso, já que a maioria exerce ação termogênica e/ou anti-inflamatória e auxiliam na diminuição da retenção de líquido.

Gengibre, canela, pimenta e cúrcuma são alguns temperos que vão bem em diversos pratos e bebidas consumidos comumente no Brasil. Chá verde, chá de hibisco e chá de gengibre podem ser consumidos diariamente em pequenas refeições ou ao longo do dia.

É importante ressaltar que nenhum tempero ou chá sozinho tem o potencial de gerar perda de peso, e sim a junção de vários aspectos da alimentação e da rotina de maneira geral. Portanto, ajuste a sua alimentação e experimente seguir essas dicas!

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Debora Coca

Débora Coca é nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Mestre em Ciências da Saúde. É apaixonada por viagens e pela sua profissão. Atualmente se dedica a ajudar seus clientes a emagrecerem por meio de uma nutrição real, consciente e descomplicada.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais