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Enfim a Audi tirou o R8 e-tron da gaveta

Felipe Lex Head de Marketing

Quando foi apresentado em 2012, o R8 e-tron nos parecia um projeto perfeito. O conceito contava com dois motores elétricos que somavam uma potência de 380cv e 83,6 mkgf de torque. A promessa era de que o esportivo pudesse chegar aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200km/h, limitada eletronicamente.

Tinha tudo para dar certo, não? É o que pensávamos.

Mas a Audi não estava satisfeita com a falta de tecnologia aplicada no projeto. A bateria não permitia uma autonomia digna ao veículo e o tempo de recarga era longo e insatisfatório. O projeto então foi abandonado.

A promessa de um superesportivo totalmente elétrico teria ido por água abaixo.

Dada esta má noticia, agora temos uma ótima para vocês.

Felizmente a história mudou de rumo. Segundo anunciado esta semana, na conferência anual de imprensa da marca, o R8 e-tron passou por um programa de reengenharia e tornou-se agora um projeto viável.

Graças aos avanços tecnológicos alcançados, as complicações tiveram melhorias significativas e satisfatórias o bastante para que a Audi voltasse a pensar em um modelo de produção.

Hoje o R8 e-tron tem autonomia de 450 km, enquanto antes chegava apenas a 215 km.

Segundo Ulrich Hackenerg, membro do conselho de desenvolvimento técnico da marca, sua equipe teria conseguido aumentar drasticamente o alcance do supercarro por causa do “progresso na tecnologia de bateria”. Além disso, o resultado também se deve pelas melhorias apresentadas nos componentes mecânicos e elétricos que agora consomem menos energia do que antes.

Nenhum prazo foi fixado, mas sem dúvidas teremos em breve um modelo de produção do R8 e-Tron. Sobre sua produção em massa, pode esquecer. Ele só poderá ser adquirido por encomenda, ainda sem preço definido.