Entrevista de emprego: 8 perguntas comuns e como respondê-las

Se você está desempregado — ou buscando uma recolocação no mercado de trabalho — em algum momento vai passar por uma entrevista de emprego. Como se sair bem durante a conversa, para aumentar suas chances de ser escolhido para a vaga? Hoje fizemos uma lista com 8 perguntas clássicas que os recrutadores fazem, com dicas de como respondê-las bem. Estando preparado para elas, a sua chance de sucesso vai aumentar muito.

1# “FALE MAIS SOBRE VOCÊ.”

Essa é um clássico. O ideal é ser o mais honesto possível, sempre dando ênfase ao seu lado profissional, comentando sobre funções que já exerceu em outros empregos e lugares onde trabalhou. O objetivo do recrutador, com esta pergunta, é saber se você é capaz de executar as atribuições que a vaga exige.

2# “POR QUE VOCÊ QUER TRABALHAR AQUI?”

Para se sair bem nesta pergunta, você precisa conhecer bem a empresa. Então pesquise bastante sobre ela antes da entrevista. Sua resposta deve demonstrar que você tem capacidade de exercer as funções que o cargo demanda – e que sua motivação profissional se encaixa com a cultura da companhia.

3# “O QUE VOCÊ ESPERA DESTE EMPREGO?”

Aqui não tem segredo. O entrevistador quer saber se as suas expectativas correspondem às responsabilidades do cargo. Conte para ele o que você acredita que pode agregar à empresa; e como ela, por sua vez, pode contribuir para o seu crescimento profissional.

4# “VOCÊ TRABALHA BEM EM GRUPO?”

Você está entrando num time, por isso é importante saber trabalhar bem em grupo. Não dê uma resposta clichê. Em vez disso, conte sobre episódios que vivenciou em empregos anteriores, que exemplifiquem sua capacidade de atuar bem em equipe.

5# “O QUE VOCÊ FEZ NESTE TEMPO EM QUE ESTEVE DESEMPREGADO?”

Se você possui lacunas entre empregos no seu currículo, o recrutador pode querer saber o que você fez neste período de inatividade. O ideal é mostrar que você usou esse tempo para aprimorar suas habilidades e expandir seu conhecimento. Demonstre proatividade. Toda empresa quer um candidato que gosta de aprender e se aperfeiçoar.

6# “O QUE TE MOTIVA?”

Muitos candidatos são pegos de surpresa por esta pergunta. A intenção do recrutador é saber quais são suas motivações profissionais – e se elas combinam com os objetivos de curto e longo prazo da empresa. Mostre que você compreende a missão da companhia e que você se identifica com ela.

7# “COMO SOUBE DA VAGA?”

Essa é uma excelente oportunidade de mostrar sua vontade de trabalhar ali, então não se limite a apenas responder como você ficou sabendo da vaga. Conte também por que você se interessou por ela. Isso vai enriquecer bastante a sua resposta.

8# “QUAIS SÃO AS SUAS ASPIRAÇÕES PARA A CARREIRA?”

Obviamente, o recrutador quer um candidato com perspectivas de ficar por um longo período no trabalho. Senão, a empresa vai desperdiçar tempo (e dinheiro) no treinamento de alguém que irá embora logo depois. Diga como essa vaga está alinhada com as suas aspirações de carreira. Manifeste seu desejo de ajudar a empresa a crescer – e de crescer junto com ela.

VÍDEO EM DESTAQUE