Essa é a atual dieta de Usain Bolt, que chegou a comer 100 nuggets por dia

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

O que come um super atleta? Muitos já se perguntaram isso – inclusive os caras da GQ americana.

Com essa pulga atrás da orelha, eles resolveram criar uma série de reportagens para revelar justamente o que alguns esportistas de ponta costumam ingerir em suas rotinas diárias.

Nós, inclusive, já falamos sobre isso em agosto, quando escrevemos sobre a dieta vegana de David Carter, jogador de futebol americano.

Agora a nova reportagem deles é com ninguém menos do que o cara mais veloz de todos os tempos: Usain Bolt.

A performance do jamaicano nas pistas é coisa de outro mundo. O cara bate recorde atrás de recorde, correndo sempre com uma tranquilidade que beira à zombaria de tão fácil que parece ser para ele superar seus adversários.

E, além dos incansáveis treinos para ficar nessa forma, o que será que Bolt come? A GQ foi atrás da resposta.

Há alguns anos, quando ele já era esportista, sua dieta não era tão regulada: “No começo eu comia qualquer coisa que tivesse vontade.”

O esportista estourou para o mundo com seus resultados nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando ganhou três medalhas de ouro, cravando três recordes mundiais. Sabe o que ele comeu durante sua estadia por lá? 1000 nuggets do McDonald’s. Isso mesmo, mil!

Considerando que ele passou dez dias na China, o cara devorou 100 nuggets por dia.

Pouca coisa?

usai

Hoje Bolt tem a alimentação totalmente organizada por profissionais. “Quando você começa com um treinador e há um peso em que você tem que permanecer, e todos os dias você tem que se pesar e cuidar de sua comida. Eu ajustei minha dieta para passar a comer mais vegetais e proteínas. Quando os desejos aparecem você tem que olhar para o outro lado. Essa é a parte mais difícil.”

No caso do corredor o maior desejo são as asas de frango (sim, como a Ronda Rousey): “Esse é o maior desejo que eu tenho, todo o tempo.”

A sua dieta, ao contrário do que poderíamos pensar, não é muito complexa. De acordo com a GQ, são apenas 4 alimentações diárias, o que, sinceramente, me parece pouco para um atleta de elite.

Mas quem sou eu, não?

“Durante o dia eu como apenas o suficiente para ter energia para o treino e garantir que eu faça a digestão rápido o suficiente. Mas de noite, antes de ir dormir, eu como muito. Meu treinador quer que eu coma muito vegetal, então eu como mais do que qualquer outra pessoa.”

Eis o que Usain Bolt come, basicamente, para se manter como o homem mais rápido do mundo.

  • Café da Manhã: sanduíche de ovo.
  • Almoço: massa e carne em conserva ou peixe.
  • Lanche: manga, abacaxi e maçãs ao longo do dia.
  • Janta: bolinhos jamaicanos, vegetais e frango assado.