Festas de final de ano: como escolher o terno ideal?

Texto em parceria com Cia. do Terno

***

O final de ano é sempre repleto de festas e comemoração. Tudo começa o happy hour da empresa; depois vem o Natal; e por fim o Ano-Novo. (Isso sem contar as formaturas, assunto sobre o qual já falamos aqui no El Hombre.) Como acertar no look para cada uma dessas ocasiões? Em primeiro lugar, deve-se notar que aqui no Brasil temos um dress code mais descontraído do que no Hemisfério Norte. Afinal, nós estamos em pleno verão e eles, no inverno. Mas isso não significa que você pode ser desleixado na escolha das roupas, até porque a nossa imagem pessoal é algo que construímos no dia a dia. Hoje vamos dar algumas dicas de como se vestir bem na confraternização da empresa, no Natal e no réveillon.

1# CONFRATERNIZAÇÃO DA EMPRESA

Na escala de formalidade, essa fica no primeiro lugar entre as três. E por uma boa razão. Você estará cercado por colegas, colaboradores, fornecedores, clientes e o alto escalão da empresa. Então é importante transmitir profissionalismo com seu look, mas mantendo um espírito de celebração ao mesmo tempo. Em outras palavras? Sério, mas nem tanto. Suas roupas devem estar alinhadas com a cultura da empresa. Por exemplo, se ela for mais tradicional, o look também deve ser.

SUGESTÃO 1 (FORMALIDADE ALTA) ➤ Terno azul marinho, com camisa branca e sapato marrom. A gravata deixe em casa.

SUGESTÃO 2 (FORMALIDADE MÉDIA) ➤ Calça de sarja ou alfaiataria azul, com camisa branca, sapato marrom e blazer bege.

SUGESTÃO 3 (FORMALIDADE BAIXA) ➤ Calça de sarja com camisa branca. Nos pés, sapato marrom ou tênis branco.

2# CERIMÔNIA DE NATAL

Se você vai passar o Natal apenas com a sua família, a escolha do look não é algo complexo. Mas para quem tem namorada ou esposa, é comum dar uma passada também na casa da família dela. E aqui, sim, você já deve caprichar um pouco mais, para ganhar uns pontinhos com a turma. Exagerar na formalidade do traje, porém, não é indicado. As opções #2 ou #3 listadas no tópico anterior, da confraternização da empresa, são adequadas aqui também.

3# FESTA DE ANO-NOVO

Escolher a roupa do réveillon já é um pouco mais complexo. Isso porque a variedade de festas é alta. Se for na beira do mar, não há segredo: você pode adotar um look casual da sua preferência, apenas se lembrando de investir em peças de tons claros, que esquentam menos. Mas se for uma festa fechada, mesmo que no litoral, tem que ser mais caprichoso.

SUGESTÃO 1 (FESTA NO LITORAL) ➤ Uma cartela de cores “navy”, com branco e azul marinho, fica super estilosa. Por exemplo? Calça azul de sarja 100% algodão; camisa branca um pouco mais aberta; e blazer bege, caso você queira incluir uma dose de formalidade extra. Nos pés um sapato dockside é a finalização perfeita.

SUGESTÃO 2 (FESTA NA CIDADE) ➤ Aqui você pode ampliar um pouco as opções. Além da calça de sarja, uma de alfaiataria seria adequada também. Para os pés, invista num um sapato mais tradicional – como o loafer, o derby e o monk strap. O ideal é continuar com uma cartela de cores neutras. Para uma festa mais sofisticada, você pode usar um terno slim de tonalidade clara, que traz formalidade ao look, sem deixar de ficar moderno para a ocasião.

ONDE COMPRAR SEU LOOK

Se você está procurando um terno novo, visite a Cia. do Terno, que possui mais de 150 lojas espalhadas em 23 estados do Brasil. Eles têm uma linha especial chamada “CEO”, com costumes, blazers e calças 100% algodão, que são excelentes para os dias quentes. Há também modelos com elastano na composição, para deixar as peças sempre bem ajustadas no corpo. E o melhor de tudo? Com um preço amigável, que cabe no bolso de qualquer homem.

Clique aqui para encontrar a Cia. do Terno mais próxima de você. As unidades têm alfaiates próprios, que fazem ajustes gratuitamente nas peças. Além dos ternos, a marca oferece também uma ampla linha de camisas e acessórios – como gravatas, sapatos, lenços, cintos e muito mais.