fbpx
terça-feira, maio 28, 2024
InícioModa masculinaPerfumesFragrâncias florais | as famílias olfativas dos perfumes

Fragrâncias florais | as famílias olfativas dos perfumes

Vocês já devem ter visto em algum lugar que certos perfumes eram “florais”, ou que um deles era “amadeirado”, “especiado”, dentre vários outros termos. Algumas vezes, não é óbvia a família olfativa de um perfume, como uma fragrância cítrica ser classificado como amadeirada, outra com um cheiro forte de madeira, ser chipre, etc.

Os perfumes são classificados em famílias, que determinam o caminho olfativo que percorrem em sua construção. Dentro dessas famílias, existem subcategorias, que ajudam a compreender melhor qual é o caminho, complementando a informação da categoria principal.

Esse artigo trará alguns exemplos de notas florais e perfumes que permitem sentir essas notas com destaque, para que vocês possam ter uma futura referência quando estudarem sobre perfumes ou quando quiserem comprar um novo.

Floral

flores

Talvez a principal família olfativa da perfumaria, muito provavelmente é a primeira coisa que vem à cabeça quando você imagina um perfume: cheiro de flores. Especialmente os femininos.

Perfumes florais dão destaque para flores, como rosas, íris, ylang ylang, tuberosa, jasmim, entre outras. Não são muitos os perfumes unicamente florais dentre os masculinos (a maioria tem subcategorias), mas o que existem dentro dessa família são ótimos. Separei alguns para comentar um pouco mais:

Íris – Dior Homme Intense

perfumes florais

Um dos meus perfumes prediletos, o Dior Homme Intense é revolucionário. O perfume traz a íris, que é uma flor comum nas fragrâncias femininas. O “DHI”, como é apelidado, é uma fragrância amadeirada floral, que ainda assim tem seu cheiro dominado pela flor.

A íris apresenta uma característica talcada e cerosa, lembra o cheiro de um estojo de maquiagens, batom. É diferente e foge bastante do usual, mas é um perfume muito elegante e sofisticado.

Rosas – Toy Boy de Moschino

perfumes florais

Muito popular no mundo da perfumaria, atualmente em ambos os gêneros, a rosa tem variações de acordo com a região. Tradicionalmente, ela traz um aspecto sedoso e acetinado, que remete a um tecido feito com seda, creme hidratante. Pode também apresentar uma certa maciez e uma pitada do cheiro do caule e das folhas, uma nuance verde.

O Toy Boy é um ótimo exemplo de perfume moderno masculino com Rosa. Não se engane pelo frasco divertido: essa é uma fragrância sensual e ousada, que mistura a flor com couro e tem excelente performance.

Tuberosa – 1 Million Parfum

perfumes florais

A tuberosa é uma flor com algumas características que remetem muito mais aos perfumes femininos que masculinos. É cremosa, doce e muito potente. Um perfume com tuberosa raramente trabalha com ela de forma discreta, já que é um floral branco dominante. Ainda que seja forte, é leve e sedoso como a rosa, trazendo cremosidade e um aspecto levemente achicletado. Também lembra o cheiro de um chiclete tutti-frutti.

O 1 Million Parfum, de 2020, revolucionou o mundo da perfumaria masculina por trazer a flor como protagonista do best seller. Foi criado um perfume doce e potente, com a flor dominando do começo ao fim, junto de acordes solares (que remete ao cheiro de um protetor solar) e um fundo com couro.

Violeta – Dior Fahrenheit

perfumes florais

A violeta é uma flor bastante versátil na perfumaria, que também possibilita suas folhas serem usadas. Uma das características mais curiosas da planta é o cheiro que ela confere em um perfume, emulando uma combustão. Lembra querosene, gasolina, diesel, é um cheiro bem característico. Também pode ser trabalhado de uma forma menos ousada, com um acordo verde e áspero, forte junto com uma parte sedosa mais leve e delicada.

O Dior Fahrenheit abusa do cheiro de combustão, criando uma fragrância diferente de tudo que temos atualmente. Também tem um couro bem rústico e áspero.

Neroli e Flor de Laranjeira – Neroli Portofino Tom Ford

perfumes florais

Neroli é extraído da flor de laranjeira, através da destilação por vapor. É um cheiro delicado e cítrico, muito comumente usado nos produtos de limpeza aqui no Brasil. Lembra a combinação de um amaciante de roupas e sabão em pó, com um pouco de cremosidade e sedosidade.

A flor de laranjeira tem uma semelhança maior com outras flores brancas. É cremosa e sedosa, um pouco doce e cítrica, além de ter a característica do Neroli. Há também o petitgrain, que junta os frutos da laranjeira e os galhos, além das flores, criando um pouco mais de profundidade, com o cheiro doce, cascudo e suculento da laranja, com nuances ásperas dos galhos, um cheiro ligeiramente terroso.

Neroli Portofino é um dos melhores exemplos de “cheiro limpo”, trazendo o néroli com destaque junto das frutas cítricas e que remete ao cheiro de uma roupa lavada e seca ao sol, com aquele vestígio de sabão e amaciante.

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Danilo Mancini
Danilo Mancini
Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.