Hobbie ou trabalho? Como fazer do poker sua carreira

Em parceria com 888poker

***

Há um momento na vida de muitos jogadores em que surge o dilema: devo continuar levando o poker como hobbie ou viver das cartas? A carreira de jogador profissional tem atraído cada vez mais adeptos. Se você está nessa encruzilhada, vamos ajudá-lo a tomar a decisão.

Em primeiro lugar, lembre-se de que hobbies são divertidos. Trabalho? Nem tanto. Uma coisa é jogar poker pela curtição. Não há pressão nenhuma em ganhar, e você está relaxando da correria do dia-a-dia. Ao virar trabalho, essa relação com o poker muda completamente, por mais que você ame o jogo. Ele se torna uma responsabilidade diária.

Assim como em qualquer carreira, você precisará ter uma rotina muito bem organizada de jogo, senão jamais vai chegar longe. Quantos dias da semana vai jogar? Durante quantas horas? Em quais valores de buy-in? Essas são apenas algumas das questões que você deve levar em consideração.

Porque se você acredita que seu talento bruto vai garantir o sucesso, pode esquecer. Em qualquer carreira, é essencial aliar o talento ao trabalho duro. O poker não foge à regra. Por isso, reflita muito bem antes de tomar a decisão. Você estará trocando um hobbie por uma carreira.

1# JORNADA DE TRABALHO

Em primeiro lugar, coloque uma meta de horas semanais para jogar poker com seriedade. O ideal é definir, também, dias e horários fixos para essa jornada – senão você corre o risco de jogar 24/7, sem reservar momentos para o descanso, que são importantes para recuperar a energia mental.

2# ROTINA DE ESTUDOS

Pois é, senhores, um jogador profissional deve estar disposto a estudar muito. Ler livros; fazer cursos; assistir a vídeos; conversar com colegas; analisar seus erros e acertos; etc. Para ter uma performance de alto nível em qualquer área de atuação, adquirir um alto índice de conhecimento técnico é fundamental. No poker também.

3# CAPITAL DE GIRO

O poker é um jogo de habilidade, por isso no médio e longo prazo os melhores jogadores sempre estarão no positivo. Mas no curto prazo, é comum você ter uma sequência de “bad beats” (jogadas em que dá um azar tremendo) e terminar alguns dias no negativo. Ou, até mesmo, semanas. Se você não está preparado emocional e financeiramente para essa variância, não tem futuro na carreira de jogador. Cuide muito bem do seu capital de giro.

4# POKER ONLINE

Se você morasse em Las Vegas, até poderia viver apenas do poker ao vivo. Só que aqui no Brasil, a oferta de torneios é muito menor, então é essencial jogar poker online também. Todos os grandes jogadores brasileiros são especializados nessa plataforma. A vantagem é que você encontra parceiros 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos mais variados valores de mesa. Como bônus, isso proporciona liberdade e flexibilidade na rotina, pois em qualquer lugar onde você estiver com seu laptop, pode trabalhar.

5# PREPARAÇÃO FÍSICA E MENTAL

Para tirar seu sustento do poker, você terá que passar muitas e muitas horas sentado, com a cabeça operando em alta performance sem parar. Sendo assim, você precisa ter uma grande resiliência mental e, também, uma preparação física que faça seu corpo aguentar essa maratona. Porque quando você fica cansado, suas decisões começam a ser emocionais em vez de racionais. Aí, pode dar adeus ao seu dinheiro.

MATÉRIA OFERECIDA POR  888POKER

Em parceria com o 888poker, um dos maiores sites de poker online do mundo e patrocinador oficial da World Series of Poker (WSOP), montamos um canal especial sobre esse esporte que já possui mais de 7 milhões de praticantes no Brasil. Ficou com vontade de jogar também? Visite 888poker.com e comece agora mesmo.