jeans cor tecido

Jeans é cor ou tecido, afinal?

Se você tem essa dúvida, está no lugar certo, porque hoje vamos explicar esse mistério da moda que confunde muitos homens!

A resposta, na verdade, é que o jeans é uma mistura das duas coisas. A primeira característica da calça jeans (ou qualquer outra peça desse tecido) é que ela possui ligamento de sarja. Essa é a forma com a qual os fios ficam entrelaçados.

O jeans tem construção de sarja (no sentido diagonal) utilizando sempre fios de algodão combinados à outras fibras têxteis. Algumas marcas inserem nos tecidos, porcentagens de poliéster, poliamida e/ou elastano, dependendo do efeito desejado para o produto final.

Por fim, o jeans tem fios tingidos de índigo (tonalidade de azul) mesclados com fios brancos. Aquele efeito esbranquiçado nas peças só é possível graças a essa combinação. O que ajuda nas definição, então, são três itens principais:

  • Ligamento de sarja
  • Fios de algodão
  • Fios azul índigo e branco mesclados

Mas, a definição de “jeans” se tornou um pouco mais ampla com o avanço na fabricação desse tecido.

Um exemplo, é que no lugar de um ligamento de sarja, é possível encontrar uma construção de malha, mais precisamente de moletom. A construção de malha é mais elástica e confortável que a sarja, ideal para peças como jogger, moletom, jaqueta, bermuda e calças ajustadas. Apesar de não ser uma sarja, o tecido mantém outras características, como o fio de algodão e a mescla de fios brancos e azuis.

Outra peça que pode ser encontrada com diferenças é a “camisas jeans”. Se não olharmos na etiqueta, podemos não perceber que algumas camisas são feitas de liocel  e não contem algodão. Mas, a mescla de fios (brancos e azuis) e o ligamento de sarja mantem as características visuais do tecido.

E por último, a cor azul índigo não define o tecido como jeans. A calça jeans preta, por exemplo, é uma velha conhecida nossa. Ela tem construção de sarja, tem algodão na composição, mas, mescla fios pretos e brancos. Além disso é possível encontrar mesclas de fios preto, branco e azul índigo no mesmo tecido, entre muitas outras variações.

Para resumir o que caracteriza um jeans, além do visual é que ele tenha pelo menos duas das três características que compõem o clássico jeans azul.