Lançamentos para quem curte um bom rock’n’roll | Som na Caixa #4

Neste mês de setembro tivemos uma série de lançamentos de bandas importantes. Vou apresentar os mais relevantes a vocês. O grande destaque foi para Brittany Howard, vocalista e guitarrista do Alabama Shakes, álbum referendado como principal do mês por diversas publicações do gênero.

As bandas mencionadas aqui estarão presentes em uma playlist no Spotify que tem o mesmo nome desta coluna.

PS: Estamos recebendo material de bandas de garagem, continuem mandando pois vamos fazer uma edição do Som na Caixa especial. O e-mail para envio é o [email protected].

LANÇAMENTOS EM DESTAQUE

Brittany Howard: A talentosa cantora e guitarrista do Alabama Shakes lança seu 2º álbum solo muito aplaudido pela crítica. Vocalista aclamada por sua voz marcante e forte presença em palco, mergulha fundo na experimentação sonora, parecendo em alguns momentos mais jazz e outros mais hip hop. Em 11 faixas com um total de 35 minutos, o álbum “Jaime” soa vintage e moderno ao mesmo tempo.

Iggy Pop: Uma das maiores lendas do rock, líder da mítica banda The Stooges (1968-1975) e com uma carreira solo muito influente, tocou e conviveu com nomes de peso da música, como David Bowie e Lou Reed. Iggy chega ao seu 18º álbum de estúdio, intitulado “Free”, elogiado pela crítica, que apresenta o hit “James Bond”.

OH Sees: Banda americana liderada pelo criativo John Dwyer, importante músico e artista plástico americano que já teve várias bandas importantes. Com o Oh Sees, esse é seu terceiro trabalho, intitulado “Face Stabber”. A banda é bastante representativa na cena alternativa e apresenta um som bem diversificado tendendo mais ao pós-punk e ao rock experimental de garagem.

Wilco: Importante banda do rock alternativo de Chicago, lança seu 11º disco intitulado de “Ode to Joy”. Tem como distinções o folk rock e a voz sentimental do seu simpático líder Jeff Tweedy e se inspirou em grupos como Television e no cantor Bill Fay.

Som do deserto: Tinariwen é um grupo formado, em sua maioria por tuaregues malineses, em 1979, na Argélia. Por conta de guerras, só voltou ao Máli após o cessar-fogo, na década de 1990. Obtiveram reconhecimento mundial em 2007 com o disco “Aman Iman: Water Is Life”. Agora, lança seu 8º disco de nome “Amajdar”. Conheça esse world music inspirado.

Outros lançamentos: Mike Patton & Jean Claude Vanner, Jenny Hval, Sheryl Crow, Bon Iver, Devendra Banhart.

Resgate musical: Vale escutar o primeiro álbum da Fiona Apple, “Tidal”, lançado em 1996, considerado uns dos melhores da década. Percebe-se como ele se transformou em tendência para muitas cantoras dos anos 2000, como Lana Del Rey e Weyes Blood.