Bill Gates: 8 lições de vida com o fundador da Microsoft

Bill Gates, o fundador da Microsoft, foi uma das personalidades mais influentes do último século, por seu papel — ao lado de Steve Jobs — na popularização dos computadores pessoais. Mas seu legado vai além da tecnologia e dos negócios. Depois de manter por muitos anos o posto de homem mais rico do mundo, ele se afastou do dia-a-dia da empresa e passou a se dedicar à filantropia. Estima-se que ele já tenha doado mais de R$ 130 bilhões (com “b” mesmo) da sua fortuna a causas sociais. Com base na trajetória de Bill Gates, é possível tirarmos grandes lições de vida. Abaixo reunimos 8 frases dele que traduzem parte da sua sabedoria:

1# TOME CUIDADO COM O SUCESSO

O sucesso não é um bom professor. Ele seduz as pessoas inteligentes, e costuma levá-las a acreditar que jamais perderão.

2# APRENDA COM OS SEUS FRACASSOS

Celebrar os seus sucessos é essencial, mas o mais importante é aprender com os seus fracassos.

3# SEJA PACIENTE

A paciência é um elemento-chave do sucesso.

4# NÃO FIQUE SE COMPARANDO

Não se compare a ninguém. Se o fizer, estará insultando a si mesmo.

5# FAÇA PLANOS DE LONGO PRAZO

As pessoas costumam superestimar o que podem fazer em um ano — e subestimar o que são capazes de fazer em dez.

6# ALIE ESTRATÉGIA E EXECUÇÃO

Uma má estratégia falhará, independentemente do quão boa for a execução; e uma execução pobre arruinará uma boa estratégia. Se você cometer equívocos no que se refere a tais coisas, será o seu fim.

7# TENHA UM OBJETIVO MAIOR

Os maiores avanços da humanidade não estão nas descobertas que foram feitas, mas na maneira como tais descobertas são aplicadas para reduzir a injustiça do mundo.

8# DESENVOLVA A INTELIGÊNCIA

Ser uma pessoa inteligente envolve fazer perguntas perspicazes, absorver conhecimento em tempo real e ter a capacidade de reter informações na memória, criando conexões entre coisas que não aparentam se conectar.

Gostou das lições do Bill Gates? Confira agora o vídeo que fizemos sobre Jeff Bezos: