fbpx
madeiramadeira

MadeiraMadeira, o primeiro “unicórnio” brasileiro de 2021

Foi-se o tempo em que “unicórnio” era papo de mitologia. Nos últimos anos, esse virou o apelido das startups que conseguem atingir o simbólico valor de US$ 1 bilhão no mundo dos negócios. Mal começou 2021 e o Brasil já ganhou o seu primeiro unicórnio: a plataforma de produtos para casa MadeiraMadeira, que fechou um aporte de US$ 190 milhões neste começo de ano.

“A MadeiraMadeira foi criada há 10 anos e registrou crescimento de 120% no ano passado”, escreveu o G1, “favorecida tanto pela maior procura por itens para a casa como pelo avanço do comércio eletrônico. Os dois segmentos saíram beneficiados em meio à pandemia do novo coronavírus.”

O site Mercado&Consumo ressaltou que, apesar da MadeiraMadeira sempre ter concentrado suas vendas no ecommerce, no ano passado ela “expandiu seu negócio com lojas físicas no formato de guide shops.”

A reportagem nota também que “a empresa cresceu dez vezes nos últimos cinco anos (…) alavancando seu modelo de negócio asset-light e logística própria, impulsionada por sua plataforma de tecnologia proprietária. Foi pioneira no Brasil no modelo de drop-shipping, que conecta diretamente sua plataforma de tecnologia proprietária diretamente ao ERP de cada fabricante, permitindo eficiência na cadeia de suprimentos e sem risco de estoque.”

Segundo um levantamento feito pelo G1, agora há 16 unicórnio brasileiros. Confira a seguir a lista:

OS 16 UNICÓRNIOS BRASILEIROS

  1. 99 (2017)
  2. Nubank (2018)
  3. Stone Pagamentos (2018)
  4. PagSeguro (2018)
  5. Arco Educação (2018)
  6. Movile/iFood (2018)
  7. Gympass (2019)
  8. Wildlife (2019)
  9. Ebanx (2019)
  10. Loggi (2019)
  11. QuintoAndar (2019)
  12. Creditas (2020)
  13. Loft (2020)
  14. Vtex (2020)
  15. C6 Bank (2020)
  16. Madeira Madeira (2021)