“Me sinto solitário”: 14 conselhos para lidar com a solidão

Quando alguém se sente solitário, é tomado por uma forte ansiedade causada pela ausência de conexão com outros seres humanos, tanto no momento presente quanto nas perspectivas futuras.

Inclusive, podemos nos sentir inteiramente isolados mesmo no meio de uma multidão, pois a solidão é uma questão principalmente emocional, não necessariamente física.

Se você estiver se sentindo solitário, é importante que saiba que essa é uma condição que atinge a maior parte das pessoas. Um estudo recente demonstrou que cerca de metade dos americanos se sentem solitários, especialmente os mais jovens.

Então você não está sozinho — e saber isso já ajuda bastante para diminuir a ansiedade. Além disso, a solidão é um sentimento contornável, e estamos aqui para te ensinar algumas maneiras de lidar.

DESCUBRA AS RAÍZES DO SEU SENTIMENTO

Para mudar esse cenário de isolamento emocional, o primeiro passo é compreender os motivos que estão fazendo você se sentir assim. É como na medicina: o remédio só é receitado depois que um diagnóstico é feito.

A solidão de cada pessoa pode ter uma raiz diferente, mas em geral passa pela ausência de conexões profundas. Ou seja? Relações nas quais existe intimidade, confiança, companheirismo. Não apenas uma convivência superficial.

Para investigar a situação mais a fundo, mantenha um bloco de notas que para registrar seus pensamentos e sentimentos. Paute-se pelas seguintes questões: “Eu costumo me sentir solitário quando…” e “Eu costumo me sentir solitário porque…”

Além dessa reflexão, há alguns hábitos que ajudam a enfrentar a solidão, que vamos listar a seguir:

CONSELHOS PARA QUEM SE SENTE SOLITÁRIO

1# FALE COM UM TERAPISTA: Em determinados casos, uma boa alternativa é conversar com um psicólogo que tenha a capacidade de ajudá-lo a entender os motivos que o levam a se sentir solitário e a lidar com eles.

2# FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO: Essencial tanto para a sua mente quanto para seu corpo, o exercício físico terá um efeito positivo para o seu bem-estar e diminuirá a sensação de solidão.

3# PRATIQUE ESPORTES COLETIVOS: Os esportes coletivos são muito bons para integrar as pessoas e criar novas amizades. Matricule-se numa aula de algo que te interesse.

4# MEDITE: A meditação reduz o estresse e a ansiedade, sendo efetiva também ao lidarmos com a depressão. Se o seu senso de solidão for fruto de algum transtorno mental, a meditação é uma excelente maneira de lidar com ele.

5# SAIA SOZINHO: Quando nos apaixonamos pela nossa própria companhia, nós deixamos de colocar todas as nossas expectativas nos outros — e, como consequência, os relacionamentos que já temos melhoram. Comece saindo sozinho uma vez por semana no intuito de fazer algo que aprecie. Pode ser ir a um restaurante, ao cinema, qualquer coisa.

6# DEMONSTRE CURIOSIDADE PELOS OUTROS: Não tenha medo de falar com as pessoas e de demonstrar curiosidade pelas vidas delas. Todo mundo gosta de falar de si mesmo.

7# FAÇA TRABALHO VOLUNTÁRIO: É comum superestimarmos os nossos problemas. Uma das melhores maneiras de lidar com isso é ajudando os outros, assim focamos menos nosso pensamento no “individual” e mais no “coletivo”. Isso aumenta o nosso sentimento de gratidão, também.

8# ARRUME UM PET: Um bichinho de estimação é uma das companhias mais preciosas e fiéis que você poderá encontrar. No entanto, esteja certo de que terá a capacidade de assumir toda a responsabilidade por essa pequena vida em suas mãos.

9# LEIA UM BOM LIVRO: Uma leitura de qualidade serve de distração e costuma preencher o leitor com um agradável senso de aventura. Além disso, um bom livro também faz com que nos sintamos próximos aos seus personagens.

10# OUÇA UMA PLAYLIST ALEGRE: Resista à tentação de ouvir músicas tristes! Pelo menos por enquanto, faça playlists repletas de músicas que aumentem a sua animação, a sua energia e a sua felicidade.

11# APRENDA UMA HABILIDADE NOVA: Investir o seu tempo no aprendizado de uma nova habilidade ou de um novo hobby é um jeito super útil de se livrar de seus sentimentos de solidão. Até porque cursos e aulas são excelentes para interagir com outras pessoas.

12# PASSE MAIS TEMPO COM A SUA FAMÍLIA: Aprofundar os seus vínculos com os membros de sua família diminuirá a sua solidão. Mesmo que não tenha uma boa relação com determinado membro da família, pode tentar reparar essa situação.

13# SEJA UMA PRESENÇA AGRADÁVEL: Para se conectar melhor com as pessoas, é necessário que você demonstre ser uma companhia leve e agradável. Faça mais elogios do que críticas. Seja compassivo, gentil, bem-humorado. Tal coisa fará de você uma pessoa mais querida.

14# VALORIZE SEUS AMIGOS: Quando nos sentimos solitários, temos a tendência de culpar os outros pela situação. Mas será que não é você que está fechado demais? Reflita sobre isso e passe a valorizar mais as suas amizades atuais.

VÍDEO EM DESTAQUE