Melhore sua comunicação

Aprimore a sua habilidade de comunicação em 11 passos

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Poucas habilidades são mais importantes para um empreendedor do que saber se comunicar de uma maneira efetiva. Expressar-se com clareza, e estabelecer diálogos construtivos, é algo fundamental para liderar um time e, também, para ter sucesso nas negociações com clientes e fornecedores.

Segundo estudos, as palavras representam apenas uma pequena parte comunicação: a maneira como você fala e a linguagem corporal possuem também papéis de protagonismo numa conversa.

Recentemente li um artigo excelente na revista americana “Entrepreneur”, dedicada ao mundo dos negócios, sobre os aspectos essenciais de uma comunicação efetiva, visando construir relações profissionais mais produtivas. Abaixo cito alguns pontos bem relevantes do texto:

1# RELAXE

“O estresse causa irritação, cujo resultado é uma comunicação negativa. Tente relaxar por um ou dois minutos antes de uma conversa importante. A melhora será marcante.”

2# FOQUE NO MOMENTO PRESENTE

“Mantenha o foco na conversa. Não fique divagando em seus pensamentos. A pessoa ao seu lado notará, ainda que inconscientemente, a sua falta de atenção.”

3# OUÇA MAIS

“Falar é muito fácil. Difícil é ouvir. E quando falo em ouvir, quero dizer realmente ouvir: esforçar-se para entender a opinião do outro e desenvolver o assunto.”

4# SEJA POSITIVO

“Você se sentindo cansado, ou ansioso, ou irritado antes da conversa? Então é melhor adiá-la e deixá-la par um dia em que você esteja mais calmo. A negatividade é um grande empecilho para a troca de ideias.”

5# SEJA TRANSPARENTE

“Numa conversa honesta, todo mundo deve saber os valores e as intenções do outro. Se isso não está alinhado, o problema é certo.”

6# INSPIRE CONFIANÇA

“Entre numa conversa com uma expressão que demonstre gentileza e interesse. Mas não falsa, certamente. Uma expressão verdadeira estimulará a confiança no outro; uma falsa terá o efeito contrário.”

7# MANTENHA CONTATO VISUAL

“Mantenha contato visual com a pessoa com quem você está conversando, mas não a fique encarando. Olhar demais causa desconforto, enquanto olhar de menos demonstra falta de interesse.”

8# OBSERVE A LINGUAGEM CORPORAL

“Expressões sutis podem revelar que as reais intenções de seu interlocutor. Fique atento a elas.”

9# SEJA APRECIATIVO

“As primeiras palavras definem o tom da conversa. Então comece com um elogio (sincero) e termine com outro. Pense consigo mesmo: quais valores desta pessoa eu respeito? Não sinta vergonha de comentar.”

10# FALE COM CALMA

“Se você diminuir o passo e falar mais devagar, um sinal famoso de grandes líderes, seu ouvinte responderá com uma maior confiança em você.”

11# SEJA CONCISO

“Limite as suas sentenças a 30 segundos ou menos. Melhor do que uma fala longa e cansativa é diminui-la em fragmentos menores, que darão também a oportunidade do outro interagir na conversa”.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.