leonardo dicaprio

Leonardo DiCaprio: os 7 melhores filmes da sua carreira

Leonardo DiCaprio é um dos atores mais talentosos — talvez “o” mais — de sua geração. Prestes a completar 45 anos, ele tem grandes filmes no currículo, como “O Lobo de Wall Street” e “O Regresso”, entre outros. Este último, aliás, rendeu a DiCaprio o Oscar de Melhor Ator em 2016, depois de três indicações que bateram na trave.

Ele começou a carreira cedo. Aos 5 anos de idade, já estava explorando sua veia artística em comerciais de TV. A estreia cinematográfica veio em 1991, no filme de terror “Criaturas 3”. Seu talento chamou atenção dos produtores de Hollywood e, dois anos depois, teve seu primeiro papel de destaque em “O despertar de um homem”, ao lado de Robert De Niro.

A partir disso, foi um sucesso após o outro. Hoje, para celebrar a carreira deste grande ator, fizemos uma seleção especial com os seus melhores filmes. Confira a seguir:

A ORIGEM (2010)

leonardo dicaprio

Um grandioso filme comandado pelo diretor Christopher Nolan (de “Amnésia” e “Batman – Cavaleiro das Trevas”) sobre os mistérios da mente humana. Leonardo DiCaprio interpreta Cobb, uma espécie de ladrão de segredos que age durante o sono das pessoas. Com um roteiro engenhoso e cheio de subtramas complexas, fica nítido o trabalho impecável de Leonardo DiCaprio em cena. No site IMDb, este é o filme mais bem avaliado da carreira do ator, com nota 8.8.

OS INFILTRADOS (2006)

leonardo dicaprio

Leonardo DiCaprio aqui é Billy Costigan, um jovem policial que recebe a missão de se infiltrar numa facção da máfia comandada por Frank Costello (Jack Nicholson). Billy consegue conquistar a confiança de Frank. Mas, ao mesmo tempo, o mafioso Colin Sullivam (Matt Damon) se infiltra com sucesso na polícia da cidade.

No meio desta guerra entre lei e crime, os dois se sentem pressionados devido à vida dupla que levam. Tudo fica pior quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, colocando a vida dos dois em perigo. O filme ganhou quatro prêmios no Oscar de 2007: melhor filme, diretor (Martin Scorsese), roteiro adaptado e edição.

O LOBO DE WALL STREET (2013)

leonardo dicaprio

Mais um filme que reúne o diretor Martin Scorsese e DiCaprio. É inegável que a parceria entre os dois sempre resulta em coisa boa. Desta vez DiCaprio é Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores, que acaba criando um verdadeiro império do dia para a noite, porém de forma ilegal. Ele e seus amigos levam uma vida regada a excessos, o que desperta a atenção da polícia.

O destaque fica para o tipo de cinema que Scorsese apresenta ao público, sendo um filme depravado e debochado ao máximo. E é isso que o torna uma joia rara do cinema americano. É uma pena que Leonardo DiCaprio não tenha ganho o Oscar de melhor ator por “O Lobo de Wall Street”, pois foi um dos melhores trabalhos da sua carreira.

ILHA DO MEDO (2010)

leonardo dicaprio

De fato, a dupla Scorsese e DiCaprio pode ser considerada um casamento perfeito. Desta vez estamos diante de um suspense passado na década de 1950. Teddy Daniels (DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente num hospital psiquiátrico numa ilha. Chegando lá, ele vê que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes. Com isso, Teddy quer saber o que está acontecendo, mas é barrado pelos médicos.

Tudo muda quando um furacão deixa a ilha sem comunicação e alguns prisioneiros fogem. Com uma rebelião acontecendo, o agente terá que enfrentar seus próprios medos neste sufocante suspense. Para quem gosta de histórias com enigmas mescladas a muitos sustos, é uma ótima pedida. Como de costume, DiCaprio trabalha muito bem, trazendo com ele toda carga de um passado psicológico traumático.

DIAMANTE DE SANGUE (2007)

leonardo dicaprio

Leonardo DiCaprio é um ator que consegue atuar em diversos gêneros dentro do cinema. Em “Diamante de Sangue”, temos uma história durante a Guerra Civil de Serra da Leoa em 1990. Dois homens se juntam para recuperar uma joia rara que tem o poder de transformar suas vidas. Com a ajuda de uma jornalista, eles irão entrar no meio desta guerra para conquistar esse objetivo.

Além disso, acompanhamos um país dilacerado pela luta entre partidários do governo e forças insurgentes. Os diamantes extraídos em zonas de guerra africanos são vendidos para financiar conflitos, gerando lucro para os senhores da guerra. Destaque para a atuação de Leonardo DiCaprio, que foi indicado ao Oscar de melhor ator. Tinha tudo para ganhar, mas não levou.

O REGRESSO (2015)

leonardo dicaprio

O mundo cinematográfico finalmente pôde comemorar com DiCaprio seu primeiro Oscar. O filme é baseado na história real do explorador Hugh Glass. Em 1823, durante uma expedição para um território inexplorado no Velho Oeste, Glass (Dicaprio) acaba sendo atacado por um urso. Junto com ele, está seu companheiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que o abandona na floresta após assassinar o filho de Glass.

Muito debilitado, ele consegue sobreviver e vai em busca de vingança. “O Regresso” é uma obra cheia de imagens belíssimas. Mesmo com toda beleza, quem rouba a cena é DiCaprio, que se dedicou ao extremo para o papel. Em determinada cena, ele come um fígado bovino cru, rompendo seu regime alimentar (o ator é vegetariano). Isso só mostra que Leonardo DiCaprio nunca está para brincadeira em cena.

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (2019)

leonardo dicaprio

O diretor Quentin Tarantino foi responsável por um dos filmes mais incríveis de 2019. Na década de 1960, em Los Angeles, o astro de TV Rick Dalton (DiCaprio) junto com seu dublê (Brad Pitt) estão decididos a fazer nome em Hollywood, mas sofrem com as mudanças do cinema na época. Com esse enredo, acompanhamos as loucuras de ambos nos bastidores.

Além disso, vemos no filme pessoas icônicas da indústria cinematográfica, como a famosa atriz Sharon Tate (conhecida por seu brutal assassinato). Com isso, Quentin Tarantino brinca com os personagens em tela, fazendo com que seu filme tenha várias histórias dentro do mesmo. DiCaprio certamente deve receber a indicação ao Oscar de melhor ator — e já estamos na torcida.

 MENÇÕES HONROSAS

leonardo dicaprio

Sabemos que Leonardo DiCaprio tem muito mais do que sete grandes filmes no seu currículo. Por isso, reunimos dez menções honrosas abaixo, em que ele atua como personagem principal ou coadjuvante. Confira a seguir, com suas respectivas notas no IMDb:

  • O DESPERTAR DE UM HOMEM (1993) – 7.3
  • DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE (1995) – 7.3
  • TITANIC (1997) – 7.8
  • O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO (1998) – 6.5
  • PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (2002) – 8.1
  • GANGUES DE NOVA YORK (2002) – 7.5
  • O AVIADOR (2004) – 7.5
  • REDE DE MENTIRAS (2008) – 7.1
  • DJANGO LIVRE (2012) – 8.4
  • O GRANDE GATSBY (2013) – 7.3

O NOVO TRABALHO DE LEONARDO DICAPRIO

leonardo dicaprio

Apesar de não ter sido muito divulgado, DiCaprio é produtor e narrador de novo documentário sobre o aquecimento global. “Gelo em Chamas” mostra que 2018 foi o ano mais quente da história. Como reflexo, surgiram tempestades fortíssimas e secas terríveis em vários locais do planeta. Além disso, o gelo da Antártida derreteu mais rápido do que nunca. O documentário revela a visão de vários cientista sobre o tema, inclusive explorando maneiras de reverter o processo do aquecimento global. Para quem quiser conferir, “Gelo em Chamas” está disponível no streaming da HBO Go.