Nó de gravata: como fazer os 4 nós clássicos (com tutorial)

Todo homem precisa usar gravata de vez em quando. Seja na reunião da empresa, na formatura da sua prima, no casamento do melhor amigo… Ocasiões não faltam. Mas para quem não tem o hábito, isso pode virar um pesadelo. Como dar o nó de gravata, afinal? Errar neste quesito significa matar o seu look.

Por isso, hoje vou falar sobre os quatro principais nós de gravata que todo homem deveria conhecer, explicando quando e como adotá-los. Os tutoriais são do site americano Ties, especializado no assunto. Confira a seguir:

1# NÓ SIMPLES

Este aqui é o nó de gravata mais fácil de aprender. Mas apesar de sua simplicidade, ele pode ser bastante estiloso, especialmente se você estiver usando uma gravata skinny, porque o nó fica pequeno.

nó de gravata

Instagram / @menwithclass

nó de gravata

2# NÓ DUPLO

Uma evolução do nó simples é o duplo, que também não oferece grandes complicações na hora de fazê-lo. Ele é muito popular por causa da sua versatilidade. O nó duplo funciona bem em qualquer look, especialmente quando envolve uma gravata slim.

nó de gravata

Instagram / @menwithclass

nó de gravata

3# NÓ SEMI-WINDSOR

O semi-windsor é bastante elegante e — assim como o nó duplo — bem versátil. Ele é muito usado por ícones do estilo como Tom Ford e David Beckham. Por ter um tamanho mediano, o ideal é adotá-lo em gravatas não finas demais.

nó de gravata

Instagram / @menwithclass

nó de gravata

4# NÓ WINDSOR

Se você quer um nó de gravata clássico, para uma ocasião mega formal, o windsor é a sua escolha. Mas cuidado, porque ele não combina com qualquer tipo de colarinho. Deve-se usá-lo com os abertos, tipo o italiano, e gravatas mais largas.

nó de gravata

Instagram / @menwithclass

nó de gravata

OUTRAS DICAS SOBRE NÓ DE GRAVATA

Pronto, agora você já sabe como fazer os principais nós de gravata. Mas acha que isso é tudo? Não, senhor. Há outros detalhes fundamentais para prestar atenção quando você usa uma gravata:

E para finalizar, veja aqui 6 ideias de como usar a gravata num look casual. Apesar de muita gente achar que este é um acessório exclusivamente para ambientes formais, dá para usá-lo também em situações descontraídas.