Novembro Azul: como a sua saúde reflete na sua barba

Os homens do Brasil – e do mundo – andam tão relapsos com a sua saúde que uma iniciativa global decidiu dedicar um mês inteiro do calendário para discutir o assunto: novembro.

Tudo surgiu na Austrália, em 2003, quando o movember foi criado. O nome é uma união de november (novembro) e moustache (bigode), o símbolo da campanha, cuja proposta é conscientizar os homens sobre as doenças masculinas.

Aqui no Brasil, o “Instituto Lado a Lado Pela Vida” lançou em 2012 um projeto semelhante batizado de Novembro Azul, com ênfase na conscientização ao câncer de próstata, que mata 1 homem a cada 40 minutos no Brasil.

Aproveitando a oportunidade, vamos falar um pouco sobre a saúde masculina, então?

MORTALIDADE MASCULINA

Você sabia que os homens vivem, em média, 7 anos a menos do que as mulheres no Brasil? Um dos principais motivos é que nós vamos bem menos ao médico. Segundo uma pesquisa americana, a probabilidade de um homem visitar um médico num período de 2 anos é 50% menor que a das mulheres.

As desculpas são as mais diversas possíveis, desde “ter medo de descobrir o problema” a “achar que os exames são constrangedores”, passando também por uma alegada “falta de tempo” – como se existisse qualquer coisa mais urgente do que cuidar da saúde, né?

Fazer os homens refletirem sobre esse hábito (ou melhor, a falta dele) é uma das principais bandeiras do Novembro Azul e do Movember.

barba saúde

A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Cuidar dos problemas da saúde é bom, mas existe algo melhor ainda: preveni-los. E saiba você que isso é bem mais simples do que muitas pessoas imaginam.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que 2,5 horas de atividade física moderada por semana, como caminhar, já trazem grandes benefícios à saúde, como melhorar a capacidade cardiorrespiratória, afastar a depressão, diminuir a incidência de doenças e aumentar a expectativa de vida.

Assim como o exercício, a dieta tem um papel fundamental na prevenção a doenças. Segundo estudos, comer 7 ou mais porções de frutas e verduras todo dia diminui em 42% a sua chance de morrer cedo.

E, por fim, temos a questão do estresse. Aprender a lidar com a ansiedade da vida cotidiana é fundamental, pois os estressados têm uma probabilidade 94% maior de morrer em qualquer idade comparado com pessoas tranquilas.

BARBA E SAÚDE

Uma curiosidade? A sua barba e saúda estão, de certa forma, interligadas. Em primeiro lugar, usar barba faz bem à saúde, segundo estudos, por várias razões:

  • Funciona como um protetor solar natural
  • Nos protege contra alergias
  • Produz uma espécie de antibiótico natural para o nosso corpo

E, mais do que isso, a barba é um reflexo da nossa saúde, pois os mesmos nutrientes que têm um efeito positivo em nosso corpo também beneficiam a pele, o cabelo e os pelos.

A má nutrição deixa a barba mais frágil e delicada, o que pode resultar na queda dos fios. Se esse for o seu caso, fique esperto, pois seus pelos estão dando um recado: coma melhor. Você pode até estar anêmico.

Uma alimentação de qualidade, além dos benefícios para o corpo e a saúde, também fará a sua barba crescer mais forte e saudável.

POST PRODUZIDO EM PARCERIA COM BARBA BRAVA

A Barba Brava é a marca do homem barbudo. Tudo o que você precisa para cuidar da sua barba você encontra por lá, desde balm e óleo até shampoo e pente. Visite o site deles (www.barbabrava.com.br) para saber mais.

barba brava