O que é cerveja puro malte? Conheça alguns rótulos famosos

Você certamente já ouviu a expressão “puro malte” por aí. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Sabe as diferenças entre uma cerveja puro malte e a cerveja comum? Se não souber, continue com a gente porque hoje vamos esclarecer essa dúvida.

A cerveja puro malte é aquela que possui apenas o malte como fonte de açúcar. O malte, para quem não sabe, é uma cevada germinada artificialmente, utilizada na fabricação de cervejas, farináceos e outros alimentos. Em geral, é proveniente do trigo, do centeio e da cevada.

Há numerosas cervejarias que utilizam outras fontes de carboidratos no intuito de tornar menor os custos da produção da cerveja. No Brasil, a lei permite que até 45% da bebida seja produzida de cereais não-maltados.

Como consequência, a cerveja puro malte é tida como uma bebida de maior qualidade em relação às demais. Quer exemplos desse tipo de cerveja? Vamos mencionar algumas das mais famosas abaixo.

EXEMPLOS DE CERVEJA PURO MALTE

  • Heineken;
  • Serramalte;
  • Paulistânia;
  • Bohemia;
  • Eisenbahn;
  • Brahma Extra Lager;
  • Skol Puro Malte.

Ao tomar uma delas, você provavelmente notará que a cerveja puro malte apresenta um amargor maior em relação às outras, uma vez que o malte é um dos responsáveis por tal sabor.

Mas isso significa que todas as cervejas que apresentam outros ingredientes são ruins? Definitivamente não. Existem, por exemplo, numerosas cervejas artesanais que utilizam diferentes ingredientes na sua composição, tais como especiarias e frutas, e estão bem longe de ter a sua qualidade comprometida por isso.

E mais: há gosto para tudo. Se você não for fã de cervejas amargas, aliás, é bem possível que prefira o gosto mais suave de outras combinações.

***

Outro tipo de cerveja muito famosa é a IPA e fizemos um texto aqui no Hombre explicando as suas características. Vale a pena ler caso você tenha interesse nesse universo cervejeiro.

VÍDEO EM DESTAQUE