O que é ressaca e como evitar? Aprenda o segredo #1

Todo mundo que um dia já exagerou na bebida alcóolica sabe o que é ficar de ressaca, aquele terrível mal-estar físico que temos no dia seguinte à bebedeira. Parece que um trator passou em cima da gente… Mas o que é ressaca, afinal?

Trata-se dos sintomas da intoxicação causada no corpo pelo volume excessivo de álcool que você consumiu. Isso geralmente acontece de 4 a 6 horas depois de parar de beber, segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, podendo durar até 24 horas seguidas.

Entre outras coisas, o álcool tem propriedades diuréticas. Traduzindo para o português comum? Te faz urinar mais, então o seu corpo perde muita água e você acaba ficando desidratado. Por isso temos aquela dor-de-cabeça chata, o cansaço físico, as dores musculares, etc.

ÁGUA, O SEGREDO PARA EVITAR RESSACA

Qual seria o truque, então, para evitar a ressaca? A dica é intercalar o consumo de álcool com água, segundo um especialista ouvido pela Globo. Em outras palavras, a cada copo de bebida, tomar também um copo de água.

Isso funciona por diferentes razões. Primeiro, você se manterá mais hidratado. Segundo, ficará mais fácil para o organismo metabolizar o álcool, porque ele estará em seu corpo numa concentração menor. Terceiro, esse truque vai fazê-lo beber menos e mais lentamente, uma vez que você dividirá sua atenção entre o álcool e a água.

Mas acima de tudo, senhores, o segredo está na moderação, como em tudo na vida. A ressaca é um recado do seu corpo de que, ei, você está passando do ponto. Até certo nível, tomar um ou dois drinks pode ser legal. Mas para que exagerar na dose e ultrapassar seus próprios limites físicos?

Seja consciente e beba moderadamente, porque quando esse hábito sai do controle, você pode até mesmo desenvolver alguma doença mais séria no longo prazo, como a cirrose. Não pense que o assunto é brincadeira.

 

VÍDEO EM DESTAQUE