O que não fazer para melhorar seu relacionamento

Relacionamentos não são fáceis. Quem falar que tem um relacionamento muito equilibrado está mentindo porque alguém sempre tem que ceder.

Claro que bons relacionamentos existem, mas não o tempo todo. As pessoas mudam de humor, se estressam com trânsito, trabalho e família ou qualquer coisa que o valha, e não é possível que passem o tempo todo achando que tudo está 100% ótimo.

Na semana passada falamos de 5 dicas para ser uma pessoa melhor nos relacionamentos. E hoje vamos dar 4 dicas do que não fazer para cumprir com seu papel na harmonização da vida a dois.

1# Não procurar saber dela

atitudes-relacionamento-3-el-hombre

Mulheres têm um dom incrível de achar que os homens são capazes de ler a mente delas. Elas têm outro dom também: lembrar-se do nada de algo que as aborreceu há algum tempo e fechar a cara. Tem um ditado que diz que mulheres e elefantes nunca esquecem. Acredite, é verdade.

E elas também acham que você tem obrigação de identificar as caras e bocas que ela faz quando não gosta de algo. Assim fica difícil, não é mesmo?

Mais uma sobre as mulheres, elas têm dificuldade em dizer o que não gostam porque a grande maioria foi ensinada a agradar os outros. Nem todas são assim, mas desde pequenas já ouviam: “vem falar oi pra fulano de tal”, “coma de boca fechada”, “não fale alto que é feio”, “abaixe o vestido” e por aí vai.

A verdade é que você vai precisar perguntar o que não entende sobre ela, descobrir o que ela gosta e o que não gosta, falar o que sente e ouvir quando ela quiser falar. Gente insatisfeita e que mantém tudo para si normalmente acaba desapontada.

2# Estabelecer um sistema de pontos

atitudes-relacionamento-4-el-hombre

O sistema de pontos não funciona em relacionamentos saudáveis. Não dá para fazer algo para alguém esperando troco. Faça porque quer, porque tem vontade, porque está motivado – ou então não faça.

Ficar utilizando uma tabela mental de “quem-fez-o-que-para-quem” vai deixar a relação sem espontaneidade. A não ser que você queira ter tabela de Excel para tudo na vida, vá em frente. Caso contrário, fazer algo simplesmente para deixar o outro feliz pode ser tremendamente satisfatório para ambos.

3# Fazer comparações com o ex

atitudes-relacionamento-5-el-hombre

No minuto que você ouvir a frase “meu ex não fazia assim ou fazia assado”, pode parar com tudo e discutir a relação. Será necessário. E claro que ninguém vai apagar a memória do passado, mas reviver o passado no presente é pedir para algo dar muito errado, fora que não é bom para os envolvidos.

Portanto, não faça você mesmo comparações com o ex dela. E, por outro lado, se você se pegar pensando o quanto a ex era mais isso ou menos aquilo, lembre também que se a outra relação fosse ótima você estaria nela e na atual.

4# Ficar na relação por ficar

atitudes-relacionamento-6-el-hombre

Essa parte é triste, mas é real. Tem muita gente por aí em relacionamentos falidos simplesmente para não ficar sozinho. O que é uma pena, porque pessoas que passam um tempo com elas mesmas entre o fim de uma relação e início de outra têm tudo para se dar bem.

E a coisa mais difícil é admitir para você mesmo que está numa relação ruim porque tem medo de ficar sozinho. O medo de ficar sozinho é um sentimento válido sim, pode acontecer com qualquer um, mas não dura para sempre. Nada dura para sempre. Nem os relacionamentos.

E medo não pode ser uma das razões que faz você permanecer em um relacionamento que já deu tudo que tinha que dar.