O segredo para pensar como Albert Einstein

Albert Einstein foi um dos maiores gênios da história da humanidade. O físico alemão ficou conhecido por suas descobertas grandiosas na ciência — e também por sua maneira humanitária de lidar com as questões da vida, muito à frente de seu tempo e surpreendendo as pessoas até hoje. Neste texto, separamos algumas dicas de como pensar como Albert Einstein.

“Não tenho nenhum talento especial, sou apenas apaixonadamente curioso.

Essa frase de Einstein é um incentivo para mantermos a curiosidade acesa dentro de nós. Isso desenvolve o nosso interesse em buscar sempre por novas informações — e, também, pela explicação por trás das coisas. A curiosidade nos estimula a ler mais, aprender mais, estudar mais. Nem precisa dizer os benefícios que isso traz para a nossa vida, né?

“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o gerou. É preciso ir mais longe.”

Uma frase muito sábia e lógica. Em qualquer situação do dia a dia, não podemos resolver um problema repetindo padrões de comportamentos que já falharam anteriormente. Temos que olhar para a questão sob uma nova óptica, testando ideias diferentes em nossa abordagem.

“Alguém que nunca errou nunca tentou algo novo.”

O novo dá medo. E esse medo paralisa muitas pessoas, que preferem ficar na zona de conforto em vez de arriscar na vida. Mas Albert Einstein sabia que o erro faz parte do processo de aprendizado. O segredo é se permitir errar — e não desistir nunca. Devemos ter perseverança e resiliência para trilhar o caminho que nos leva aos nossos sonhos.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento.”

Calma, não interprete essa frase de Einstein como um incentivo a não estudar. Pelo contrário, ele era um estudioso voraz. A questão é que o conhecimento parado pouco agrega às nossas vidas. Temos que usar a imaginação para conectar as diferentes informações que vamos aprendendo com o tempo, de forma que elas gerem ideias novas que possam ser aplicadas em nosso benefício.

VÍDEO EM DESTAQUE