O segredo para se vestir como James Bond: 9 lições

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Às vezes, quando tenho uma decisão para tomar, paro por um minuto e faço a seguinte reflexão: “O que James Bond faria no meu lugar?”

Isso já me ajudou a chegar a muitas conclusões inteligentes. (Até hoje nenhuma incluiu sacar uma Walther PPK e atirar em alguém, graças a Deus.)

Em quase todos os aspectos, James Bond é a quintessência do homem ideal, aquilo que todos nós gostaríamos de ser. Aventureiro, bem-sucedido, sedutor, viajante, culto, corajoso, forte — e para dar liga a isso tudo, impecavelmente estiloso.

Em tributo a Sir Roger Moore, que interpretou 007 em sete filmes e faleceu recentemente aos 89 anos, eis 9 lições de estilo que o agente britânico pode nos ensinar.

1# VISTA-SE PARA A OCASIÃO

bond1

Para mim, essa é a maior lição de estilo de Bond: vista-se para a ocasião. Quem faz uma análise superficial do personagem vai pensar que ele está sempre de terno e gravata. Não é verdade. A questão é que a maioria das situações que o 007 vive pedem esse look.

Mas pode reparar, no próximo filme que você assistir, como o armário de Bond é amplo e eclético. Se ele vai jogar golfe, adota a roupa perfeita para o campo; se vai andar de moto, manda ver numa belíssima jaqueta de couro; se vai numa festa de gala, tira o black tie do guarda-roupas; até a sunga faz parte do seu repertório quando vai à praia.

A maior lição aqui, portanto, não é copiar exatamente como Bond se veste. O importante mesmo é adotar seu modo de pensar. Hoje estou indo para tal lugar, qual é look perfeito para lá? Faça essa pergunta sempre antes de sair de casa e seu estilo pessoal dará um salto estrondoso.

2# AJUSTE SEMPRE O TERNO

bond2

O que seria de James Bond sem seus ternos alinhados? Lendas do design como Anthony Sinclair e Tom Ford já vestiram o 007 em seus mais de 40 anos no cinema. Logo, era de se esperar que os filmes de Bond fossem uma verdadeira aula de como usar um terno.

Durante o dia, a aposta dele costuma ser o cinza. Para a noite? Preto ou azul-marinho. As gravatas de Bond em geral são finas, com um pocket square completando o look. E acima de tudo, é vital estar sempre com o terno ajustado. Para isso, basta levá-lo a um alfaiate após comprar e quando você ganhar ou perder peso. Assim, o caimento ficará sempre em dia.

3# USE UM RELÓGIO ELEGANTE

bond3

Em tempos de smartphone, ninguém precisa mais de um relógio para ver as horas. Mas isso não interessa, pois ele é um acessório atemporal e perfeito para dar mais personalidade a um look. Bond sempre usa relógios elegantes. Nos primeiros filmes ele usava um Rolex e desde 1995 aparece com um Omega no pulso.

4# FIQUE MISTERIOSO COM ÓCULOS DE SOL

bond4

Todos os Bonds sempre foram adeptos dos óculos escuros. A ciência já provou que os óculos de sol nos deixam mais atraentes por três motivos: acrescenta simetria ao rosto, nos dá um ar misterioso e tem uma história relacionada a elegância e glamour, em parte graças ao próprio 007. Ou seja, vale a pena investir dinheiro num belo modelo.

5# CAPRICHE NO LOOK CASUAL

bond5

Como já falamos acima, Bond sabe a hora de deixar o terno de lado e investir num look casual. Em geral ele aposta na calça de sarja em vez do jeans; possui belas jaquetas de couro no armário; é louco por gola alta, como já falamos aqui no El Hombre; e não dispensa uma camisa branca lisa. Na praia, nada de bermudão. Vai de sunga ou shorts curto.

6# FAÇA ESPORTE COM ESTILO

bond6

Se Bond não fosse espião, poderia muito bem ter virado um atleta olímpico. Em qualquer esporte em que se aventura, ele derrota quem vier pela frente. Golfe, caratê, snowboard, esgrima…

E pode reparar, Bond está sempre vestido a caráter para as atividades que vai desempenhar, dando a máxima atenção possível aos detalhes. Lição? Não devemos ter estilo apenas numa festa ou jantar, isso é algo para desenvolver no dia-a-dia também.

7# CUIDE BEM DO SEU CORPO

bond7

Ok, a ideia do dad bod foi legal para darmos umas risadas. Mas passado aquele barulho todo, vamos ser honestos: é bem melhor estar com o corpo em forma do que com uma barriga de pai.

Pense no 007 como exemplo. Imagine como ele ficaria em seu terno Tom Ford com 30 quilos a mais? Ou como ele seduziria uma mulher na praia sem fôlego para dar dois passos?

O corpo é algo que vai muito além da estética — estamos falando da saúde aqui. Mas se você quiser realmente ficar na estica, é essencial não descuidar disso.

8# TENHA UM BOM PERFUME

bond8

Quando você monta o look perfeito, precisa também do perfume ideal. Você já parou para se perguntar qual é a fragrância preferida do 007? Provavelmente não, afinal os filmes deixam esse detalhe de lado.

Mas nos livros de Ian Fleming, ele revela a escolha do espião: Floris No.89 Eau de Toilette. Aqui no Brasil, não encontrei em nenhum lugar para comprar. Isso não é um problema, pois você vai encontrar sugestões extraordinárias em nossa lista dos 10 melhores perfumes masculinos.

9# PRESTE ATENÇÃO AOS DETALHES

skyfall-movie-screenshot-1940x12931

Analisamos acima vários aspectos do estilo de James Bond. Mas ele poderia ser definido, ultimamente, no seguinte: atenção aos detalhes. Do sapato ao perfume, do relógio à sunga, ele pensa em todos os aspectos de um look ao montá-lo. Um hábito que todo homem que deseja se vestir melhor precisa adotar.