óculos de sol

Óculos de sol masculino: 9 estilos de armação para ter e usar

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

E aí, senhores, tudo bom? O nosso tema de hoje são os óculos de sol. Algum tempo atrás, demos aqui no site 3 razões científicas pelas quais eles nos deixam mais atraentes. Ou seja, é um acessório indispensável para todo homem, especialmente nos dias ensolarados, para deixar os nossos olhos mais confortáveis. Mas qual modelo escolher? Para ajudá-lo na decisão, fizemos um guia dos óculos de sol, com os 9 principais tipos do mercado. Confira a seguir e use sem moderação:

WAYFARER

Desde que o Wayfarer foi criado pela Ray-Ban, em 1952, ele se tornou o modelo mais popular do mundo, sendo usado por presidentes, artistas e milhões de pessoas por todo canto. Pela sua versatilidade, ele nunca sai da moda. Tanto que deixou de ser um modelo da Ray-Ban para virar um gênero da indústria, caracterizado pela armação levemente curvada e design clean. Combina com qualquer look e ocasião.oculos-escuros-masculinos

REDONDO (ou ROUND FRAME)

Quando pensamos num óculos redondos (ou round frame) a primeira imagem que nos vem à memória é John Lennon. Mas não se engane. Esse modelo vintage teve um revival nos últimos anos, com várias opções diferentes de armação e lente. Se você gosta de ousar, pode apostar nele.

oculos-escuros-masculinos

AVIADOR

O óculos de sol aviador dispensa apresentações. Ele foi criado pela Ray-Ban em 1937 para proteger os olhos dos pilotos durante os voos. Daí o seu nome. Mas o sucesso foi tamanho que acabou deixando o nicho da aviação para se popularizar no mundo inteiro. Sua característica é a lente grande, para proteger a entrada do sol por qualquer ângulo, em geral com uma armação fina de metal.

aviador

QUADRADO (ou D-FRAME)

Aqui no Brasil as pessoas chamam de “quadrado” ou “retangular”, por causa de suas linhas e ângulos bem retos. Em inglês as pessoas falam em D-Frame, porque a armação da lente lembra uma letra “D” deitada. Os modelos costumam ser grandes e mais chamativos.

dframe

CLUBMASTER (OU BROWLINE)

Sim, mais um modelo popularizado pela Ray-Ban em nossa lista. Nos anos 1950 esse estilo de óculos foi bastante usado sob o nome de Browline, a “linha da sobrancelha”, porque o topo é grosso enquanto o aro em torno da lente é fino. Mais para frente, a Ray-Ban lançou seu ClubMaster com essas características e o negócio pegou. Ele traz um balanço retrô e descolado super em alta.

clubmaster

MÁSCARA (ou WRAP-AROUND)

Se você faz o tipo esportivo, que vai trabalhar de bike todo dia e não perde a chance de correr no parque aos fins-de-semana, os óculos Wrap-Around (ou máscara) são indispensáveis, pois eles têm um formato de armação que “abraça” o seu rosto, diminuindo a chance de cair e protegendo seus olhos com mais eficiência dos raios solares.

esporte

LENTE ÚNICA (ou SHIELD)

O modelo Shield (ou lente única) não é dos mais populares hoje em dia. Mas não poderíamos deixar de citá-lo, pois sabemos que a moda é cíclica, então vai saber se ele não tem um revival nos próximos tempos? Seu nome já diz tudo: sua armação é bem discreta, com destaque para a lente única que vai de um lado ao outro.

umalente

PONTE FECHADURA (ou PERSOL)

Esse estilo particular de óculos, que algumas pessoas chamam de Ponte Fechadura, foi criado pela Persol em 1957 e virou um símbolo internacional no rosto de Steve McQueen. O seu detalhe diferencial? A ponte, aquela área central que conecta as duas lentes e fica apoiada no nariz, tem um desenho que lembra o buraco de uma fechadura. Esse modelo é um clássico atemporal, então você pode usar sem medo.

persol

CAÇADOR (ou TOP BAR)

Finalizando o nosso guia temos o óculos Caçador, que também atende pelo nome de Top Bar. Ele às vezes lembra o aviador, mas traz uma barra superior no armação, o que cria um efeito bem interessante.

cacador

VÍDEOS EM DESTAQUE