fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioLifestyleCarrosOs 100 anos de Le Mans, a prova mais icônica do automobilismo

Os 100 anos de Le Mans, a prova mais icônica do automobilismo

Comemorando seu centenário, a icônica corrida “24 Horas de Le Mans”, que é mundialmente reconhecida como o teste de resistência mais rigoroso do automobilismo, foi realizada no último sábado (10). A Ferrari conquistou a vitória, 58 anos após a última vez que seus carros triunfaram na corrida. Saiba mais sobre as “24 Horas de Le Mans” abaixo.

Como funciona a corrida de Le Mans?

Em Le Mans, a destreza é tão importante quanto a velocidade. Os pilotos devem evitar danos mecânicos enquanto administram o combustível, os pneus e os materiais de frenagem de seus carros. Cada equipe tem três pilotos, e nenhum deles pode estar ao volante por mais de 14 horas durante a corrida. As equipes são divididas em diferentes categorias, com base nas especificações dos carros, e o carro que percorre a maior distância em 24 horas é o vencedor.

Onde fica o circuito?

A corrida acontece no Circuito de La Sarthe, cerca de 210 km a sudoeste de Paris, onde o circuito combina trechos de autódromo com seções de estrada pública. O circuito de 13,6 km é quase duas vezes o tamanho do maior circuito de Fórmula 1 (Circuit de Spa-Francorchamps na Bélgica).

Fatos históricos da prova

A corrida começou como uma competição entre fabricantes europeus para construir carros esportivos duráveis, e evoluiu para um terreno de teste envolvendo as maiores montadoras do mundo. Porsche e Audi, suas duas fabricantes mais vencedoras, têm usado o evento para experimentar diversas tecnologias novas.

Exigência física e psicológica

Um desempenho bem-sucedido exige uma concentração constante dos pilotos da equipe e congruência entre a equipe em si, que deve lidar com o trabalho logístico. Tony Kanaan, piloto que competiu nas edições de 2017 e 2018 da corrida, disse que a experiência em Le Mans é especial por causa da história do evento e dos desafios adicionais que apresenta em comparação com um circuito mais tradicional.

Le Mans 2023: quem ganhou?

Na edição do centenário da Corrida de 24 Horas de Le Mans, a Ferrari triunfou, marcando a primeira vitória da marca italiana neste evento desde 1965, completando 342 voltas ao longo das 24 horas.

Seu carro, conduzido por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, superou os principais rivais, entre eles Toyota, Cadillac, Porsche e Peugeot, numa corrida marcada por chuvas intensas e períodos de safety car. O resultado da corrida quebrou a sequência de cinco anos de vitórias da Toyota em Le Mans, marcando um retorno triunfante para a Ferrari.

➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]