Entretenimento

Os 20 melhores filmes sobre tênis para todos os amantes do esporte

Compartilhe

Tivemos meses repletos de notícias empolgantes sobre tênis, desde a vitória de Carlos Alcaraz em Wimbledon até Serena Williams dando à luz a seu segundo filho. Agora, com a realização do U.S. Open, ainda mais aficionados se apaixonam pelo esporte.

Se você já assistiu em maratona “Break Point“, a docussérie da Netflix sobre tênis, e busca histórias fictícias sobre o tema, que tal um filme a respeito? De documentários sobre Andy Murray e John McEnroe a comédias românticas e dramas estrelados por nomes como Will Smith, Kirsten Dunst e Emma Stone, aqui estão nossos 20 filmes favoritos sobre o tema para assistir no momento.

KING RICHARD: PARA ALÉM DO JOGO (2021)

Esta cinebiografia segue Richard Williams, pai de Venus e Serena, e ambas as irmãs Williams participaram da produção do filme. “As pessoas têm interpretado a história de forma equivocada, ou a mídia retratou meu pai de maneira desonesta. Queremos contar essa história corretamente,” declarou Serena à Forbes. Will Smith encarnou Richard, em uma performance que lhe rendeu um Oscar.

A GUERRA DOS SEXOS (2017)

Em 20 de setembro de 1973, Bobby Riggs e Billie Jean King enfrentaram-se no que é agora conhecido como a “Guerra dos Sexos”. Este filme retrata os acontecimentos que antecederam a partida e seu rescaldo, com Emma Stone no papel de King e Steve Carrell como Riggs.

BORG VS. MCENROE (2017)

Uma das rivalidades mais célebres no tênis nas últimas décadas foi entre Björn Borg e John McEnroe. Este filme, estrelado por Sverrir Gundason como Borg e Shia LaBeouf como McEnroe, foca na final de Wimbledon de 1980.

WIMBLEDON – ENCONTRO PERFEITO (2004)

“Wimbledon”, uma comédia romântica de 2004, traz Paul Bettany no papel de Peter, um tenista em declínio, e Kirsten Dunst como Lizzie, uma jovem tenista em ascensão. É uma romântica e encantadora história no universo do tênis.

CIDADÃO ASHE (2021)

Arthur Ashe foi mais do que apenas um jogador de tênis — e “Citizen Ashe” acompanha sua evolução pessoal de atleta que fez história até se tornar um ativista global.

PACTO SINISTRO (1951)

O filme de 1951 de Alfred Hitchcock não é exatamente sobre tênis, mas um dos personagens principais é um tenista, então vamos considerá-lo. Dois estranhos – Guy, um tenista, e Bruno, um psicopata – se encontram em um trem e decidem “trocar assassinatos”. Além disso, uma partida de tênis é destaque no filme!

STROKES OF GENIUS (2018)

O documentário “Strokes of Genius” segue a rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal, focando no campeonato de Wimbledon de 2008. Foi lançado no 10º aniversário da partida.

O JARDIM DOS FINZI-CONTINI (1970)

Lançado em italiano como “Il giardino dei Finzi Contini”, este drama histórico segue os Finzi-Contini, uma família judia italiana nos anos 1930. Após os judeus serem banidos do clube local de tênis, a família permite que seus amigos usem suas quadras. Não é exatamente sobre tênis, mas sim sobre o antissemitismo na Itália durante a era fascista. Um filme poderoso e emocionante que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1972.

7 DIAS NO INFERNO (2015)

“7 Dias no Inferno” é um mockumentário esportivo bem-humorado, uma paródia da partida entre John Isner e Nicolas Mahut em Wimbledon em 2010 (que durou 11 horas e cinco minutos em três dias). Estrelado por Andy Samberg e Kit Harrington, retrata “a partida mais longa da história”. Está repleto de participações especiais de verdadeiros tenistas e, sinceramente, é muito divertido.

MATCH POINT (2005)

Este suspense é menos sobre tênis e mais sobre infidelidade, mas o personagem principal, Chris (Jonathan Rhys Meyers), é um ex-profissional de tênis que se casa com uma família rica e tem um caso com a noiva de seu cunhado, Nola (Scarlett Johansson).

OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS (2001)

Outro filme tangencialmente relacionado ao tênis é “Os Excêntricos Tenenbaums” de Wes Anderson, onde Luke Wilson interpreta Richie Tenenbaum, um prodígio do tênis que é apaixonado por sua irmã adotiva Margot (Gwyneth Paltrow).

O SET FINAL (2020)

“O Set Final”, um drama esportivo francês de 2020, segue a história de Thomas (Alex Lutz), um ex-prodígio do tênis, que decide competir nas rodadas de qualificação do Aberto da França mais uma vez.

BREAK POINT (2014)

“Ponto de Quebra”, uma comédia de 2014, apresenta Jeremy Sisto e David Walton como irmãos afastados e parceiros de duplas que tentam jogar em um grand slam mais uma vez.

LOVE MEANS ZERO (2017)

O treinador de tênis Nick Bollettieri é o tema de “Love Means Zero”, um documentário fascinante sobre o preço da vitória. Como a Showtime observa, “Nenhum outro treinador igualou seu sucesso, sua dominação ou sua fama. Sua grandeza, no entanto, veio a um preço terrível – casamentos desfeitos, ruína financeira e uma relação fraturada com seu filho adotivo e aluno mais querido, Andre Agassi.”

AS BRUXAS DE EASTWICK (1987)

Quando você pensa em “filme de tênis”, duvidamos que pense em “As Bruxas de Eastwick”, mas nos ouça, pois a cena de tênis do filme de 1987 é tão icônica e crucial que tínhamos que incluí-la.

ANDY MURRAY: RESSURGIMENTO (2019)

Este documentário segue a jornada de Andy Murray através de suas lesões e dor crônica e as tentativas de jogar tênis novamente. Realmente é um acesso total a Murray, seguindo-o em hospitais, reabilitação e treinamento.

AS FÉRIAS DO SR. HURLOT (1953)

“Les Vacances de Monsieur Hulot”, lançado nos EUA como “As Férias do Sr. Hulot”, é um filme francês de 1953 que apresenta as desastradas aventuras de Monsieur Hulot (Jacques Tati), que passa férias em um hotel à beira-mar na França, causando caos por onde passa. A cena do tênis é clássica.

A LULA E A BALEIA (2005)

O filme de destaque do diretor Noah Baumbach segue dois garotos lidando com o divórcio de seus pais. A primeira cena mostra a família jogando tênis, e sua mãe, Joan, começa a namorar seu instrutor de tênis. Embora seja mais um drama familiar do que um filme de tênis, vale a pena assistir.

MCENROE (2022)

A carreira de John McEnroe é traçada neste documentário de 2022, que apresenta entrevistas com Patty Smyth, Keith Richards, Billie Jean King, Björn Borg e mais. McEnroe também foi filmado e entrevistado para o documentário, onde ele lida com seu legado de “bad boy”.

CHALLENGERS (2024)

Ok, “Challengers” ainda não foi lançado (foi adiado para uma data de lançamento na primavera de 2024 devido à greve da SAG-AFTRA), mas estamos muito empolgados com este drama de tênis estrelado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor.

Esse texto foi publicado originalmente no site Town and Country Mag, e é de autoria de Emily Burack.

Camila Nogueira Nardelli

Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais