Os 4 segredos para superar um fim de relacionamento

Poucas coisas são mais cruéis nessas vida do que um fim de relacionamento, especialmente quando você é dispensado pela sua namorada. Parece que colocaram um tijolo em cima do seu peito, daqueles bem pesados. O coração aperta e fica assim por semanas. Meses. Talvez até anos, em certos casos.

Todo mundo já passou por isso na vida e, quem não passou, ainda vai passar. Faz parte. Mas isso não significa que você deve sofrer à toa. Existem alguns segredos que nos ajudam a superar um fim de relacionamento mais rápido, para diminuir o tempo da ressaca amorosa. Preparado para tirar o tijolo do peito? Então ouça nossos conselhos.

1# NÃO DEIXE AS MEMÓRIAS TE ILUDIREM

Em primeiro lugar, o nosso cérebro tem a tendência de lembrar mais dos momentos bons do que os ruins. Quando pensamos num relacionamento que terminou, logo nos vêm à cabeça aquelas cenas de amor, cheias de romantismo.

Mas calma aí. Se era tão bom, por que acabou? Pare de ver o passado mais colorido do que na verdade era. Vocês com certeza tinham problemas. Muitos problemas. Por isso acabou. Sorte de vocês dois.

Sempre que a ilusão te pegar desprevenido, causando saudade e arrependimentos no coração, lute bravamente contra ela. Se necessário, faça uma lista dos defeitos do relacionamento e releia sempre que for preciso, até se conformar de que foi melhor assim.

2# NÃO CAIA NA ARMADILHA DO “POR QUE EU?”

Quando algum problema acontece em nossas vidas, temos o instinto de pensar: “Por que eu?” Mas saiba que todo mundo tem problemas. E, muitas vezes, bem maiores do que os nossos. O que distingue as pessoas é a capacidade de lidar com eles.

Quando você coloca isso em perspectiva, as adversidades perdem um pouco do seu impacto. Todo mundo se ferra, por que você haveria de escapar? Aceite o seu fim de relacionamento com dignidade e siga em frente.

Além disso, as pessoas adoram terceirizar a culpa pelas coisas ruins que acontecem em suas vidas. Não seja esse cara. Se o relacionamento não deu certo, assuma a responsabilidade pelos seus erros, em vez de achar que ela é a culpada por tudo. Só assim para você aprender as lições e não repetir os mesmos vacilos no futuro.

3# FOQUE-SE EM VOCÊ

Se o término do relacionamento te deixou devastado, é porque você cometeu um erro grave: depositou a sua felicidade nas costas da sua namorada. O que é injusto com ela e uma bomba-relógio para você. Porque uma hora estoura.

Um dia destes, um leitor comentou no Instagram do El Hombre: “Não procure uma namorada que te preencha e, sim, que te transborde.” Achei sensacional a frase dele. Não fique com uma mulher por que você precisa dela e, sim, porque quer. Existe uma diferença muito grande entre as duas situações.

O que fazer agora, então? Desenvolva-se. Entre num relacionamento sério consigo próprio. Ou seja, se matricule na academia. Aprenda a tocar um instrumento. Leia mais livros relacionados à sua carreira. Viaje. E assim por diante.

Vire uma pessoa que basta a si própria, com um lifestyle interessante e que te preenche. Aí quando você entrar em seu próximo relacionamento, será porque ela acrescenta à sua vida, não porque está tampando um buraco emocional.

Sendo assim, a melhor opção é se distanciar dela. Não ligue, não mande mensagem e, acima de tudo, não a fique stalkeando nas redes sociais.

Isso só vai te causar sofrimento, porque nas fotos todo mundo parece a felicidade em pessoa, mesmo que esteja um caco por dentro. Você vai achar que ela está ótima e você, péssimo. Aí sua autoestima vai para o brejo.

Fuja dessa armadilha. A página virou. Deleta-a do Facebook. Apague-a do Instagram. Bloqueia-a no WhatsApp. Agora seu foco é você.

4# O FIM DE UMA PAIXÃO ABRE ESPAÇO PARA OUTRA

O fato de que seu relacionamento terminou não significa que tudo foi uma ilusão, um erro. Com certeza houve um período glorioso entre vocês dois, antes que o tempo estragasse a relação.

Infelizmente as coisas são assim. Do mesmo jeito que a paixão ardente chega, ela vai embora sorrateiramente. Isso acontece com todos os casais. Parece cruel, não? Mas tem que ver o lado bom: o fim de uma paixão abre espaço para outra começar. Você possivelmente só conheceu sua ex-namorada porque algum relacionamento anterior não deu certo.

Agora vai ser igual. O sentimento de que “nunca vou amar alguém assim de novo” é seu coração em estado que desespero. Vai amar, sim. Não existe algo como “alma-gêmea” na vida. É só superar essa ideia irreal e, logo menos, estará se sentindo bem melhor de novo.

VÍDEO SOBRE FIM DE RELACIONAMENTO