terror

Os melhores filmes de terror de todos os tempos!

Outubro chegou e automaticamente pensamos em duas coisas: Halloween e que o ano está acabando, rs. É interessante notar como o dia das bruxas está ganhando notoriedade aqui no país a cada ano. Empresas, comércios e principalmente o ramo de entretenimento tem apostado bastante na data.

Para entrar no clima, preparamos uma lista com os filmes de terror mais assustadores do cinema para os corajosos de plantão ir assistindo durante o mês. Convenhamos que antigamente se apostava muito neste gênero. Mesmo que você nunca tenha visto algum destes, com certeza sabe da existência deles e que já assustaram muitos marmanjos por ai.

Prepare o crucifixo e a água benta! E boa sorte para acompanhar a lista com os 12 filmes mais assustadores de todos os tempos, segundo notas do site IMDb:

PSICOSE (1960) – Nota 8.5

terror

O clássico de Alfred Hitchcock. Na história conhecemos Marion Crane, que após roubar 40 mil dólares para se casar com seu namorado, foge em meio a uma tempestade e acaba errando o caminho, tendo que passar a noite em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por Norman Bates, um jovem que tem uma relação conturbada com sua mãe. Aparentemente, tudo bem aos olhos de Marion. Mas o que ela não esperava é que a estadia neste hotel seria uma terrível noite de terror. Com cenas fortes, é um marco cinematográfico em preto e branco. Inclusive, foi filmado assim por conta que Alfred Hitchock considerou na época que se fosse em cores, o filme seria “ensanguentado” demais.

O BEBÊ DE ROSEMARY (1968) – Nota 8.0

terror

Um clássico do suspense, sob o comando do conhecido diretor Roman Polanski. Os jovens Rosemarey e Guy Woodhouse se mudam para um prédio habitado por pessoas estranhas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter alucinações e vê seu marido se envolver com os vizinhos, sendo uma seita de bruxas. O que elas querem? Que Rosemarey dê luz ao filho do demônio! Como o diretor Polanski queria dar uma realidade maior às cenas de rituais, ele contou com ajuda do fundador da Igreja de Satã – Anton Lavey – que de fato, trouxe cenas visualmente fortes e polêmicas.

O EXORCISTA (1973) – Nota 8.0

terror

O segundo filme de terror mais lucrativo de todos os tempos (perde somente para “It – A Coisa). “O Exorcista” aborda o tema de possessão demoníaca de uma garota de 12 anos em Washington. A mãe da garota percebe aos poucos que sua filha está tendo um comportamento bem assustador. Ela pede ajuda ao padre, que conclui que a garota está possuída pelo demônio. Não conseguindo resolver o problema, o padre solicita a ajuda de um sacerdote que é especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina da possessão demoníaca. O filme é baseado em fatos reais, dando um tom mais assustador à história, o que lhe rendeu uma fama estrondosa. Sendo este o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar na categoria de “Melhor filme”.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974) – Nota 7.5

terror

Com o tom violento, o filme chegou a ser proibido em alguns países na época do lançamento. Um grupo de 5 jovens (os irmãos Sally e Flanklin, e os amigos Jerry, Pam e Kirk) decidem fazer uma visita à antiga casa de Sally. A caminho da cidade no interior do Texas, eles passam no cemitério local para verificar se não houve nenhuma violação do túmulo dos ancestrais de Sally, pois receberam notícias sobre roubos na área. Na estrada, mal sabiam do perigo que estava por vim. São atacados por uma família de mortos que conta com Leatherface, que usa uma máscara formada por retalhos de pele humana. Agora os jovens terão que fazer de tudo para sobreviver. O diretor Tobe Hooper teve a ideia do filme enquanto estava em uma loja de ferragens lotada, e estava pensando numa maneira de passar pela multidão, avistando uma serra elétrica ao longe, rs.

CARRIE, A ESTRANHA (1976) – Nota 7.4

terror

Claro que nesta lista não poderia faltar clássicos do escritor que é mestre no terror: Stephen King. A solitária adolescente Carrie White vive enfrentando insultos na escola e abuso em casa de sua mãe, que é uma fanática religiosa. Após alguns acontecimentos estranhos, ela começa a suspeitar que tenha poderes sobrenaturais. Ao ser convidada para um baile da escola, Carrie acha que finalmente vai se enturmar. Mas na verdade é uma armadilha para ridicularizar ela em público. O que ninguém espera é que a jovem Carrie além de ter poderes sobrenaturais, é cheia de ódio e está pronta para uma vingança violenta. O sucesso deste filme já lhe rendeu uma continuação (em 1999) e dois remakes (em 2002 e 2013).

HALLOWEEN – A NOITE DO TERROR (1978) – Nota 7.8

terror

A história do psicopata mais famoso do cinema: Michael Myers. Há 15 anos ele vive em uma instituição, pois ainda sendo uma criança, matou sua própria irmã. Após conseguir fugir do cativeiro que estava por anos, ele retorna à sua cidade natal exatamente na noite de Halloween. Sim, ele quer continuar seus crimes aterrorizantes. Você pode não saber, mas a famosa máscara branca do assassino se deu origem ao baixo orçamento do filme. A produção desembolsou apenas 2 dólares para a compra do artefato. Desesperados, compraram uma máscara do Capitão Kirk (da série Star Trek) e pintaram de branco. Mal eles sabiam do estrondoso sucesso que o filme faria. Até o momento, são 11 filmes em 40 anos desde seu lançamento – o último foi lançado ano passado e está agendado uma continuação para 2020.

O ILUMINADO (1980) – Nota 8.4

terror

Mais uma adaptação de Stephen King, desta vez comandada pelo diretor Stanley Kubrick. Durante o inverno, o escritor Jack Torrence é contratado para ficar como vigia do Hotel Overlook. Ele leva sua esposa Wendy e seu filho Danny – que é atormentado por premonições. O contínuo isolamento começa a causar problemas mentais sérios a Jack, ficando cada vez mais agressivo e perigoso. O escritor acaba descobrindo segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua própria família. Na famosa cena em que Jack quebra a porta do banheiro com o machado, o ator Jack Nicholson improvisou ao gritar “heeeere’s Johnny!”. Se tornando uma das cenas mais conhecidas do cinema de terror. Vale lembrar que a continuação da história chegará aos cinemas em novembro de 2019. Sob o título de “Doutor Sono”, que desta vez acompanharemos a história de Danny já crescido.

SEXTA-FEIRA 13 (1980) – Nota 6.5

terror

O filme que deu origem ao clássico personagem Jason Voorhees. Sim, ele mesmo, que usa máscara de hóquei e um facão na mão. No filme original, o garoto Jason está num acampamento em Crystal Lake. Após o descuido de dois adolescentes, o garoto morre afogado. No ano seguinte, estes mesmos dois adolescentes são assassinados no mesmo lugar, mas ninguém sabe quem foi o culpado. Com boatos de que o lago é amaldiçoado, o acampamento é fechado. Após anos, os dirigentes decidem reabrir o acampamento, com novos monitores. Brutalmente eles vão sendo assassinados um por um. Mas quem é o misterioso assassino responsável pelas mortes? Ele mesmo, Jason! Por ser um sucesso mundial, Jason já foi usado em histórias em quadrinhos e até em videogames.

A MORTE DO DEMÔNIO (1981) – Nota 7.5

terror

O filme que deu fama ao diretor Sam Raimi, estabelecendo como grande cineasta de terror. Cinco amigos viajam para uma cabana no meio da floresta para se divertirem, mas lá encontram um livro velho, que quando lido em voz alta, desperta a morte. Agora, os amigos terão que lutar por suas vidas para evitar que se transformem em zumbis, até que sobre somente um. O mais incrível é o tom bizarro do filme, que ao mesmo tempo se torna desesperador. Em 2013 ganhou um novo filme, mas que não agradou muito ao público por mudar a história do original.

INVOCAÇÃO DO MAL (2013) – Nota 7.5

terror

Por anos, o gênero do terror não ganhava nenhum filme que realmente deixasse o público com medo. Em 2013, despertou uma onda de horror novamente. Um casal nos Estados Unidos se muda para uma casa nova com suas cinco filhas. Do nada, acontecimentos começam a assustar a família toda, principalmente a mãe, que começa aparecer manchas no corpo dela. Assustada, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren. Na casa, eles descobrem algo muito poderoso e do mal que reside ali. Agora, eles precisam deter essa entidade demoníaca para salvar a família. O filme passa medo com coisas simples, que podem acontecer em qualquer casa. Ganhou mais diversos filmes, se tornando um universo próprio de terror.

UM LUGAR SILENCIOSO (2018) – Nota 7.5

terror

Mais próximo de um suspense do que terror propriamente dito, o filme surpreendeu ao trazer um estilo diferente ao assustar o público. A história se passa num futuro pós-apocalíptico onde a Terra foi invadida por extraterrestres. Numa fazenda dos Estados Unidos, uma família tenta sobreviver silenciosamente, pois as entidades são cegas, mas que captam qualquer barulho e atacam sem piedade. Certamente você ficará incomodado nos primeiros minutos de filme, onde o silêncio toma conta de tudo. Mas, com o desenrolar da trama, você torce para que nenhum barulho seja feito. A continuação já foi anunciada e deve ser lançada no próximo ano.

HEREDITÁRIO (2018) – Nota 7.3

terror

Mais um terror que surpreendeu críticos e o público em 2018. Na trama, a família Graham começa a desvendar algumas coisas estranhas após a morte da avó. Mesmo após a morte da patriarca, ela permanece em meio a eles, como se fosse uma sombra sobra a família. Especialmente sobre a neta, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação. Com o tempo, o terror vai tomando conta da casa. A família se vê forçada a explorar lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram. Tamanho sucesso do filme colocou o diretor Ari Aster como uma nova aposta para honrar o estilo terror no cinema.

MENÇÕES HONROSAS

terror

Achou que tinha acabado? Não mesmo! Alguns filmes, mesmo que não tenham notas altas no IMDb, de certa forma conquistaram o público. Inclusive, alguns personagens que deixaram sua marca no cinema e permanece nos pesadelos de muitas pessoas. Sendo assim, não podíamos deixar de mencionar alguns filmes, como:

– SUSPÍRIA (1977) – uma jovem descobre que a academia de dança que frequenta na verdade é a casa de uma bruxa, conhecida como a “Mãe dos Suspiros”.

– POLTERGEIST (1982) – fantasmas começam a se comunicar com uma família da Califórnia através do aparelho de TV. No começo parecem amigáveis, mas que se tornam ameaçadores inesperadamente.

– A HORA DO PESADELO (1984) – nosso eterno Freddy Krueger! Tenho certeza que alguma vez na vida você ficou com medo de encontrar o homem deformado com garras de aço nos seus sonhos.

– IT – UMA OBRA PRIMA DO MEDO (1990) – o clássico que assombrou muitas crianças na década de 90. Um grupo de adolescentes precisa lutar contra um demônio que se apresenta na forma de um palhaço.

– A BRUXA DE BLAIR (1999) – o que poderia acontecer quando um grupo de jovens cineastas entra numa floresta para gravar um documentário sobre uma lenda local? Com certeza, não resultou em coisa boa.

– O CHAMADO (2002) – logo após assistir uma fita de vídeo, quatro adolescentes morreram ao atender o telefone e ouvir a mensagem de voz “Você tem sete dias”. Uma profecia que deixou os marmanjos apaixonados por cinema com medo.

– ESPÍRITOS: A MORTE ESTÁ AO SEU LADO (2004) – após Jane e seu namorado fotógrafo atropelar uma jovem, eles começam a ver uma figura sombria em suas fotos.

– A BRUXA (2015) – a história se passa no século 17. Uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê.