Netflix: 6 filmes para se assustar na sexta-feira 13

Em 2019, teremos apenas duas vezes o popular dia do azar conhecido como sexta-feira 13. O primeiro é hoje. O próximo será em dezembro. Assistir a um filme de terror faz parte da tradição desta data. Por isso selecionamos 6 títulos da Netflix que são ótimos para tomar uns sustos. Se você for do time dos supersticiosos, sugerimos que inicie a leitura desta matéria com um copo d’água benta ao lado. E lembre-se: não nos responsabilizamos caso você não consiga dormir à noite, hein?

PS: COMO SURGIU A SEXTA-FEIRA 13?

A data envolve diversas histórias e lendas, que se encontram em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das hipóteses mais conhecidas para o surgimento da sexta-feira 13 é de que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa. Juntando as duas coisas, o dia virou sinônimo de azar. Esclarecido isso, agora vamos aos filmes.

O BABADOOK (2014)

netflix

Muito se falou sobre “Babadook” em 2014, mas poucas pessoas sabem da existência do filme. A trama começa com Amélia tentando superar a trágica perda do seu marido, que ocorreu 6 anos atrás. Ela possui um filho pequeno, o rebelde Samuel, mas tem dificuldades em amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e, ao encontrar um livro chamado “The Babadook”, reconhece imediatamente seu pesadelo. O garoto, certo de que o monstro quer matá-lo, começa a agir irracionalmente, deixando Amélia em desespero. O filme de pequeno orçamento usa truques clássicos de filmagem, imprimindo um tom mais real, o que deixa o clima bem assustador. Mesmo com uma trama sobrenatural, o foco é a interação entre mãe e filho, além dos medos que assombram esta relação.

OUIJA – A ORIGEM DO MAL (2016)

netflix

Doris é uma garotinha solitária e nada popular na escola. Sua mãe ganha a vida aplicando golpes, fingindo ser uma médium que se comunica com os espíritos. A família sofre com a perda prematura do pai. Com isso, Doris acaba usando o tabuleiro Ouija para tentar se comunicar com ele. O que ela não contava é que iria acabar liberando diversos seres malignos que se apoderam de seu corpo, colocando a família em perigo. O filme desenvolve bem a trama com as protagonistas mesclando um pouco de drama e terror. Em determinadas cenas, a assombração aparece para te fazer pular do sofá.

MAMA (2013)

netflix

Sob o comando do diretor Andy Muschietti (de “It – A Coisa”) em parceria com Guillermo del Toro (de “O Labirinto do Fauno”), este é um filme de dar arrepios. Quando o pai de Victoria e Lilly mata a mãe das garotas, as crianças fogem para uma floresta. Cinco anos se passam e não há nenhuma notícia do paradeiro delas. Até o dia em que reaparecem, sem explicar como sobreviveram sozinhas. Após a volta das meninas, os tios delas acabam adotando as duas. Mas eles acabam percebendo que tem algo de errado. As meninas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que chamam de “Mama”. Com os acontecimentos estranhos na casa, os tios não sabem se acreditam nas meninas ou se as culpam pelos ocorridos. O filme conta com ambientes sombrios e escuros propícios a dar sustos, além de uma trilha sonora assustadora, envolvendo toques de terror e fantasia.

O SEGREDO DA CABANA (2012)

netflix

Cinco amigos universitários decidem passar o fim de semana numa remota cabana no meio de uma floresta – corajosos, né? Após acharem um diário antigo no porão, as coisas começam a ficar sinistras. Todos juntos vão tentar descobrir a verdade que se esconde por trás daquela cabana e sentirão na pele que a estadia não será somente banhada a lazer. O grande mérito do filme consiste em justamente trazer uma trama absurda com toques de terror e comédia. Além de tirar sarro dos filmes do gênero, faz todo sentido dentro da história.

QUANDO AS LUZES SE APAGAM (2016)

netflix

O medo do escuro é quase unânime entre os temores da humanidade — e o filme aposta justamente nisso. Somos apresentados a Rebecca, que desde criança tem medo do escuro. Ela acreditava ser perseguida pela figura de uma mulher misteriosa. Para surpresa dela, anos mais tarde seu irmão começa a sofrer do mesmo problema. Eles descobrem que a aparição está ligada à mãe deles, e juntos vão conhecer a terrível verdade por trás de tudo. O filme mescla drama com terror, e quem se sente desconfortável com o tema certamente levará muitos sustos.

VERÔNICA – JOGO SOBRENATURAL (2017)

netflix

O filme é inspirado em fatos reais que ocorreram na Espanha, em 1991. Acompanhamos Verônica, uma bonita jovem de 15 anos. Por conta de sua mãe passar a maioria do tempo trabalhando, ela passa seus dias revezando entre cuidar de seus três irmãos mais novos e se divertir com seus amigos adolescentes. A terrível surpresa começa após ela participar de uma sessão espírita na escola. Após o acontecimento, Verônica passa a ser atormentada por uma força maligna que assume o papel de seu falecido pai. Vale lembrar que este é um filme espanhol, conhecido por sempre trazer histórias obscuras com muita criatividade, deixando o público assustado.

IMORTALIZANDO A SEXTA-FEIRA 13

netflix

Independente da origem da data, ela foi popularizada por Hollywood com “Sexta-Feira 13″, que infelizmente não está na Netflix. O filme traz o serial killer Jason Voorhees, que usa uma máscara de hockey e ataca as pessoas justamente neste dia. A franquia eternizou esta data macabra, atravessando gerações ao longo do tempo. Por isso prepare a pipoca, escolha seu filme na Netflix e boa sorte!