Parasita

Parasita: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

Com a premiação do Oscar chegando, estamos nostálgicos e relembrando alguns dos filmes mais comentados do ano passado. Hoje vamos falar sobre Parasita, uma obra cinematográfica que deixou sua marca registrada na sétima arte.

A produção estrangeira fez história com a veracidade de sua narrativa, contada pelo visionário Bong Joon-ho. O roteiro foi criado pelo diretor em 2013, e inicialmente seria uma peça de teatro, e não um filme.

A história surpreende até quem decide reassistir a obra, por se tratar de um assunto tão abrangente e atual. A cada vez que vemos o filme, algo de diferente pode ser visto e levado em consideração na sua concepção final. Com isso, reunimos as cinco perguntas mais buscadas no Google sobre Parasita, e respondemos todas elas. Confira a seguir.

1# QUAL A SINOPSE DE PARASITA?

Toda a família Kim está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica, os Park. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Parasita
A família Kim reunida em imagem do filme, mostrando a triste realidade da pobreza

2# ONDE ASSISTIR O FILME?

Atualmente, Parasita pode ser visto no streaming do Telecine (disponível até 30/05/2023). Inclusive, temos link com 30 dias grátis para aproveitar o melhor do cinema em casa, é só clicar aqui e aproveitar. Já outra forma de conferir o filme, é alugando no YouTube ou no Google Play, por R$ 7,90.

Parasita
Ki-woo é o primeiro a se infiltrar na casa da família rica

3# O QUE SIGNIFICA O NOME DO FILME?

De acordo com a definição do dicionário, parasita é “um ser que vive à custa de outro ser vivo, a quem prejudica de alguma forma”. Essa definição, de fato, resume o filme. Parasita fala sobre dinheiro: a sua abundância e também a sua ausência, lado a lado. Tudo isso fica mais evidente através da narrativa, que vai esclarecendo e confundindo o espectador, a cada cena.

Em entrevista, Bong Joon-ho explicou o motivo por trás do título. Segundo o diretor, o significado do nome é ambíguo. “Como a história é sobre a família pobre se infiltrando e invadindo a casa rica, parece muito óbvio que Parasita se refere à família pobre”, explicou. “Mas, se você olhar por um outro lado, dá para dizer que a família rica também é parasita em termos de trabalho”, acrescentou o diretor. “Eles sequer conseguem lavar louça, não conseguem dirigir seus carros, eles drenam o trabalho da família pobre. Então, ambos são parasitas.”

Parasita
Toda a família Kim infiltrada na casa dos Park, festejando a vida boa

4# PARASITA GANHOU OSCAR?

O filme conquistou quatro estatuetas no Oscar 2020, e fez história na indústria cinematográfica. Parasita foi o primeiro filme não falado em língua inglesa a vencer na categoria de Melhor Filme, algo que jamais aconteceu em Hollywood. Além disso, venceu nas categorias de Melhor Diretor (para Bong Joon-ho), Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original. Com isso, Parasita se tornou um fenômeno mundial e é considerado um marco na história do cinema.

Cena em que Yeon-kyo se depara com algo assustador no filme

5# O FILME É BOM?

Não há como discordar, Parasita é sim uma obra prima do cinema. O filme é extremamente bem escrito, envolvendo o espectador na história de maneira surreal. Em determinado momento, você se pega roendo as unhas de tanta tensão! A vontade de saber os próximos passos da intrigante história é gigante. E quando você acha que descobriu o “segredo” por trás de tudo, a produção vai lá e te surpreende.

O filme usa pitadas cômicas para criticar a diferença social de duas famílias. Estas que, podem ser encontradas facilmente nos dias de hoje, em qualquer lugar do mundo. Além disso, é bom ficar esperto ao assistir o filme. O diretor, através da filmagem, usa maneiras de “separar” os ricos dos pobres. Exemplos como um simples reflexo do vidro, ou uma parede, fazem com que as classes sociais fiquem em diferentes planos em cena.

No fim das contas, Parasita é muito mais do que um simples filme, é uma aula de cinema para o mundo. Mostra as duas faces da moeda, sem vergonha alguma. Retrata a triste realidade da pobreza, ao mesmo tempo em que relata a audaciosa e fútil vida dos ricos. E tudo isso, de forma escancarada e sem limites, só para mostrar para o espectador que o equilíbrio é essencial.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também: