Pare de criar desculpas e comece a criar oportunidades

A insegurança é um sentimento natural do homem. Algumas vezes, este instinto defensivo pode nos proteger de perigos e problemas em potencial.

Mas em outras tantas ocasiões — aliás, na maioria delas — a insegurança traz um efeito desastroso às nossas vidas.

Ao longo dos anos, passamos por momentos nos quais temos que realizar coisas que vão contra ao que estávamos acostumados a fazer. O famoso ato de sair da zona de conforto.

Só que em vez de enfrentar o desafio de peito aberto, em geral preferimos criar desculpas para evitar essas situações, graças à insegurança de falhar.

Não é simples sair da zona de conforto. Para uns, isso pode ser uma mudança assustadora. Intimidadora. Apavorante.

Mas é necessário enxergar como essa mudança pode ser benéfica.

Experimentar o que há de novo ou diferente ao nosso redor é fundamental para a nossa evolução pessoal. Trata-se de viver e aprender. Quando você evita isso por temer os riscos, fica parado no mesmo lugar para sempre.

A insegurança é traiçoeira. Na maioria dos casos, o medo que ela nos proporciona não passa de um exagero, fruto de nossas imaginações.

Essa sensação impede muitos homens de descobrirem o seu verdadeiro potencial na vida. Às vezes a capacidade está lá, dentro de você. Mas você deixa a chama adormecida porque prefere não arriscar.

Quem vive com medo morre mil mortes, escreveu Shakespeare, mas os valentes enfrentam a morte uma única vez.

É necessário encontrar coragem para agarrar com firmeza as oportunidades que pintam em nosso caminho. Ou, melhor ainda, criar as suas próprias oportunidades.

Porque o mundo, senhores, é daqueles que dão menos desculpas e agem mais.

VÍDEOS EM DESTAQUE: