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Por que seu chefe é tão exigente?

Você já parou para pensar como as pessoas são exigentes hoje em dia? Há uma necessidade coletiva de obter mais e melhor, sempre. Um dos melhores exemplos de exigência são os chefes. Detalhistas implacáveis, eles estão sempre querendo a perfeição em tudo. Muitos chegam a forçar os limites emocionais, físicos e técnicos de suas equipes em nome de uma performance superior que leve à superação de metas.

Infelizmente, o mundo corporativo é assim mesmo. Levantar a voz contra o aprimoramento da qualidade e da produtividade soa como discurso vazio – semelhante à voz do cidadão que sobe num caixote de madeira em plena praça pública para defender sua causa a plenos pulmões, falando para uma multidão de indiferentes.

Sei que há organizações que cometem excessos e insistem em ultrapassar de forma ilegal e desumana os limites da dignidade humana de seus funcionários, impondo-lhe uma sobrecarga absurda de trabalho e encargos impossível de vencer. Se você trabalha numa dessas, resta optar entre 3 caminhos: tratar o assunto de forma franca e equilibrada com a liderança; ajuizar um processo na justiça do trabalho ou procurar um lugar mais digno para trabalhar.

Entretanto, querer ficar 100% livre de cobranças e expectativas não passa de utopia.

(MAIS: Como lidar com colegas preguiçosos)
(MAIS: Gestão de gafe no trabalho)

O que nos resta é procurar nos adequar a esse contexto e dar conta das exigências de forma inteligente e sem maiores arranhões…

A premissa básica é: quem é exigente, é exigido. Trata-se de uma reação em cadeia. O cliente exige qualidade da empresa, que repassa aos seus diretores, que acionam seus gerentes que naturalmente cobram de suas equipes. Essa cadeia de expectativas é bastante comum hoje em dia. Ligar a TV, matricular-se num curso, tomar um ônibus ou ir a um restaurante vai despertar em você uma série de expectativas, em geral elevadas, que lhe levarão a exigir o melhor – principalmente quando há algum tipo de tarifa envolvida.

O mesmo fenômeno se dará em seu ambiente de trabalho.

Assim, antes de gastar energia reclamando, sentando na cadeira de vítima ou fazendo corpo mole, reflita a respeito daquilo que você pode aprimorar para poder trabalhar melhor a fim de atender ou até superar as expectativas e exigências depositadas sobre você. Esse é um dos segredos daqueles que conseguem fincar a bandeira em posições de destaque ao longo de suas carreiras.

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Lembre-se que a exigência começa nos clientes