Ragnar Lothbrok: 3 lições de vida com o herói de Vikings

Como não admirar Ragnar Lothbrok, um homem que, tendo começado a vida como fazendeiro, rendeu a Inglaterra, se tornou rei da Dinamarca e capturou Paris?

A inteligência, a determinação e a combatividade do personagem principal de Vikings, a série mais badalada do History Channel, são uma bela fonte de inspiração para toda a audiência — e nos prende à TV para ver quais são os futuros desafios que ele vai superar.

Ragnar Lothbrok, com a sua aura contestadora, sua devoção à família e sua ambição implacável, consiste em um personagem cativante e um líder formidável. Há muito que podemos aprender com ele.

1# EXERCITE A SUA CURIOSIDADE

Uma mente curiosa é algo capaz de nos proporcionar inúmeros benefícios, tais como um conhecimento mais amplo, uma conversa mais interessante e uma dose mais extensa de criatividade e de inspiração. A curiosidade envolve a busca do conhecimento útil – e, assim sendo, envolve também o discernimento, isto é, a capacidade de distinguir entre os modos úteis e inúteis de utilizar o seu tempo e a sua energia.

Tal como Ragnar, esteja sempre em busca de mais conhecimento. Ragner sempre ambicionava coisas mais grandiosas, nobres e importantes, e sabia muito bem que deveria adquirir o máximo de conhecimento a fim de obtê-las. Para seguir o seu exemplo, há muito a ser feito. Leia diariamente artigos e livros voltados para áreas que o interessem ou que sejam relevantes para a sua carreira e seus objetivos. Assista a documentários. Adquira novas habilidades.

2# RECONHEÇA TALENTOS E DEFICIÊNCIAS

O talento, a criatividade e a astúcia são pontos essenciais para o sucesso na carreira, ainda mais quando você é um empreendedor. A fim de fazer o melhor trabalho possível, cercar-se de um grupo de primeira classe é um passo necessário. Em determinados momentos, Ragnar demonstra certa arrogância e prepotência. Mas, nas ocasiões mais importantes, ele é capaz de reconhecer suas próprias deficiências.

Enquanto certas pessoas procuram cercar-se de pessoas menos talentosas do que elas no intuito de ressaltar sua própria relevância, os líderes estão cientes do fato de que, quando procuramos o sucesso, é essencial termos ao nosso lado pessoas talentosas, competentes e engenhosas que possuam capacidades que nos faltam e cujas inteligências não somente dialoguem com a nossa, mas complementam-na.

Ao contrário do que muitos pensam, estarmos cercados de pessoas talentosas não é algo que nos torna menos especiais. O talento daqueles que estão em contato conosco tendem a valorizar e a intensificar o nosso trabalho, e não a obscurecê-lo.

3# LIDERE PELO EXEMPLO

Uma das maneiras mais efetivas de conquistar a confiança de sua equipe é liderando pelo exemplo. Isso é algo que, nos tempos antigos, os generais e combatentes faziam, estando sempre à frente de seus exércitos. Se você não tiver consistência em suas palavras e em suas atitudes, irá desmoralizar sua equipe.

O escritor motivacional Israelmore Ayivor colocou a questão do seguinte modo: “Nós não lideramos uma pessoa através do que dizemos a ela. Nós a lideramos através do que ela nos vê fazer. Os verdadeiros líderes lideram também a si próprios”. O cerne da liderança é a demonstração de características admiráveis e inspiradoras. Seja esse líder, assim como Ragnar.

VÍDEO SOBRE RAGNAR LOTHBROK