fbpx
sabedoria

Sabedoria: O que é e como desenvolvê-la

Recentemente publicamos aqui (inserir link do texto do estoicismo quando for publicado) no site um texto sobre as 4 virtudes cardeais do estoicismo. O assunto é tão bacana e rende tantos aprendizados que resolvemos transformá-lo em uma série especial para podermos aprofundar mais em cada uma das virtudes. Por isso, hoje vamos falar sobre a sabedoria!

Quando falamos em sabedoria, muitas pessoas costumam associá-la à conhecimentos passados de geração a geração. Informações que os velhos anciões costumas portar. Parece um conceito meio misterioso e abstrato, difícil de definir em palavras. Ainda mais na era em que vivemos com tanta ciência e tecnologia onde as pessoas têm acesso a qualquer tipo de informação apenas com um clique em seus smartphones. É como se o Google fosse uma espécie de sabedoria moderna, rsrs!

O QUE É SABEDORIA?

Mas fique você sabendo que não é bem assim não, viu! Já vou logo dando um choque de realidade em você. Filosofia, que é na verdade uma ciência, ou seja, o estudo de questões ligadas a existência humana, conhecimentos gerais, valores e princípios, linguagem e uma série de outras coisas, é definida no dicionário como “o amor pela sabedoria”, ou seja, sabedoria é filosofia, que por sua vez é ciência! rsrsrs

Por essa você não esperava, né!? Quer mais? Ah então toma essa: a própria denominação da nossa espécie “homo sapiens” significa “homem sábio” e é exatamente essa sabedoria que nos difere do restante dos animais. Lembra-se da famosa frase “Penso, logo existo” do filósofo francês, René Descartes? Ela traduz muito bem essa questão da sabedoria! É algo muito além somente de informação, é um estado de consciência pleno que permite você tomar melhores decisões, fazer escolhas mais assertivas e ser mais feliz como um todo.

E olha só que interessante isso, segundo um estudo da Universidade de Waterloo, no Canadá, pessoas mais sábias possuem maior satisfação com a vida, menos sentimentos negativos, melhores relacionamentos, são menos depressivas e ansiosas e, além disso, vivem mais. Ou seja, sabedoria não está ligado a conhecimento e tão pouco com inteligência.

Pois é, senhores, já que sabedoria está ligada diretamente à ciência, logo, é possível desenvolvê-la, correto? Afirmativo! E não só é possível desenvolvê-la, como é possível aprimorá-la constantemente e é isso o que vamos aprender agora.

#1 – SEJA HONESTO COM VOCÊ

Aqui estamos falando de autoconhecimento e autoconsciência.Significa você ser capaz de perceber e definir suas emoções, entender por que elas estão se manifestando em você. Conhecer seus valores e saber quais são as prioridades da sua vida. Isso será primordial para que você saiba como usar seus instintos para encontrar exatamente o que você precisa.

Essa autoconsciência também vai te ajudar a perceber um erro e entender o porquê aquilo aconteceu. Desta forma você consegue admitir para você mesmo que errou, assumir a responsabilidade por aquilo e adotar a ação necessária.

E vê se para de culpar os outros e o universo pelas coisas que dão errado na sua vida!

#2 – FOQUE NO PROCESSO E NÃO NO RESULTADO

Ué, mas como assim!? Não devemos sempre focar no objetivo final? Calma, turma, calma, rsrs! Nós temos o péssimo hábito de pensar no processo como o “meio” para chegarmos ao objetivo. Mas, para os sábios, essa equação deve ser invertida, tornando o processo um fim. Isso é exatamente o conceito de “atenção plena”, ou seja, o tal do mindfulness que já falamos diversas vezes em nossos canais.

A sugestão aqui é que você foque sua energia e atenção no processo e nas coisas que estão ao seu redor, acontecendo no presente momento. Desfrute da jornada, aproveite ao máximo todas as experiências. Deixe de lado as expectativas e viva o presente. Dizem os sábios que é no presente que está a vida. É aqui que a magia acontece. É aqui que está o poder de controle onde podemos tomar decisões e mudar o curso das coisas.

Portanto, vivam no presente, pratiquem o mindfulness e desfrutem da jornada!

#3 – APRENDA COM SEUS ERROS

Pessoas sábias erram, mas aprendem com seus erros para não cometê-los novamente. Continuar praticando os mesmos erros é ignorância e falta de sabedoria! Errar faz parte do aprendizado e é preciso na verdade, para nos aproximarmos do acerto.

Por isso, não tenha medo de errar. Erre quantas vezes for necessário, desde que você aprenda com esses erros. Isso irá lhe fornecer a sabedoria necessária para alcançar o acerto e o sucesso. Lembra daquela frase “Errar é humano. Insistir no erro é burrice”? Pois bem, não cometa esse pecado com você mesmo! = )

#4 – PENSE ANTES DE FALAR

Você já deve ter ouvido isso de várias pessoas ao longo da sua vida. É algo que você sabe que deve fazer, mas que acha tão difícil de colocar em prática, certo? E fica tranquilo, realmente é muito difícil. Controlar o impulso de sair falando o que a gente pensa é quase que impossível, rsrsrs!

Mas saiba que ter esse controle é um baita exercício de sabedoria. Uma vez que as palavras saem de nossas bocas, não podemos mais voltar atrás. Por isso, devemos refletir bastante antes de dizer alguma coisa. Pensar por diferentes ângulos em como aquilo pode soar, como vai impactar as pessoas que vão ouvir, qual mensagem vai transmitir, se pode ser interpretado de forma errada, entra vários outros aspectos.

Um bom exercício aqui é pensar se aquilo que você está prestes a falar, você publicaria nas suas redes sociais abertamente para que todos pudessem ter conhecimento. Se for algo que você possa se arrepender no futuro e pudesse deletar do seu perfil, então é melhor que não seja dito.

#5 – EVITE O EFEITO MANADA

Só porque todos fazem uma coisa não significa que você precisa fazer igual! Entenda que pessoas sábias e que atingem sucesso, normalmente vão na contra mão do que a maioria está fazendo. São pessoas que sabem quebrar “padrões” e não aceitam mais do mesmo, ou seja, vão atrás de suas convicções ao invés de fazer algo só porque a maioria faz.

Pense por si mesmo. Evite seguir a manada e confie mais nos seus instintos.

#6 – MANTENHA O CONTROLE

Pessoas sábias sabem que estão sempre no controle. Não se deixam ser influenciadas pela negatividade de outras pessoas. A grande maioria das pessoas sofrem influências externas e acabam permitindo que atitudes, pensamentos e sentimentos de terceiros, afetem negativamente suas vidas. Por isso, tenha controle da sua vida, suas escolhas e decisões. Sabedoria é saber o que é melhor para você.

Existem vários outros exercícios para praticarmos a sabedoria, como não julgar as pessoas, saber ouvir os outros (praticar a escuta ativa), ser um bom observador, aceitar as pessoas como elas são, colocar as coisas em perspectiva antes de tirar conclusões, não agir de forma impulsiva e muitos outros. Mas aí o texto iria virar um livro de auto ajuda e, quem sabe um dia vire, rsrsrs!

Mas enfim, esperamos que as dicas listadas acima possam ajudar você no desenvolvimento e aplicação da sabedoria e no seu aperfeiçoamento pessoal.

E lembrem-se: curtam a jornada!