Sapato de couro masculino: como cuidar em 9 passos

O sapato é um dos itens mais clássicos, icônicos e atemporais da moda masculina. Pela variedade de cores e texturas que o couro possibilita, os estilistas estão sempre criando novos modelos, com visuais e funcionalidades diferentes.

Mas existe algo que nunca muda: a importância de você tomar conta direito do seu sapato, para deixá-lo sempre bonito e adiar ao máximo seu desgaste. Com os cuidados corretos, dá para fazê-lo durar muitos anos. Por isso preparamos um guia do assunto.

1# FAÇA UMA ROTAÇÃO DOS SAPATOS

Antes de mais nada, faça uma rotação dos seus sapatos. Nunca use o mesmo por dois dias seguidos, porque o couro precisa de tempo para secar completamente após o uso, devido à transpiração dos nossos pés.

2# MANTENHA HIDRATADO

Para o sapato conservar uma aparência de novo, é crucial mantê-lo hidratado, para evitar que fique ressecado. Existem vários hidratantes de calçado no mercado. É só jogar no Google que você vai encontrar diferentes opções. Ou, se você quiser, o hidratante corporal também funciona. Uma boa periodicidade para hidratar o sapato a cada 3 meses mais ou menos..

3# EVITE ÁGUA

A água é tipo um veneno para o sapato, pois tende a ressecar o couro. Então evite sair com ele na chuva – melhor usar uma bota nessa situação – e nada de limpar o sapato com água, por favor.

4# SUJOU, E AGORA?

Se não podemos usar água no sapato, como fazemos para limpá-lo? Para a poeira superficial do dia, basta esfregar delicadamente com uma escova de cerdas macias. Caso seja alguma sujeira maior, você pode utilizar uma flanela úmida.

5# ENGRAXE CORRETAMENTE

Se você já hidratou e limpou o sapato, agora é hora do engraxá-lo. Ao fazê-lo, é importante usar uma graxa da cor correspondendo à do sapato. Marrom com marrom, preto com preto. Passe a graxa numa flanela e comece a polir o sapato com movimentos circulares.

6# CUIDADO COM O SOL

Uma exposição prolongada aos raios solares é prejudicial ao sapato, pois pode fazê-lo desbotar e até mesmo causar rachaduras, devido ao ressecamento. Mas se você ficar no sol só alguns minutos, não é um problema. E se o seu sapato molhar na chuva ou numa poça d’água? Deixe-o secando num lugar seco, mas nunca diretamente no sol.

7# GUARDE NUM LUGAR AREJADO E SECO

Cuidado com ambientes úmidos, senhores. Se você guardar seu sapato num lugar assim, é perigoso que fungos se proliferem nele. Até por isso é bom, pelo menos uma vez no mês, usar o seu sapato durante o dia para que ele tome alguns minutos de sol, assim espantando o mofo.

8# DEIXE COM UM JORNAL DENTRO

Oi? Como assim? Isso mesmo. Você já deve ter reparado que, ao comprar um sapato novo, ele vem com papel dentro. O motivo é que isso evita que o couro deforme, alterando as dimensões do sapato. Existem formas de madeira especificamente para isso, mas um jornal resolve a questão.

9# TENHA UMA CALÇADEIRA

Sabe aquele hábito de forçar o sapato para entrar no pé? Isso acaba fazendo que a região do calcanhar fique toda amassada com o tempo. Portanto, tenha uma calçadeira para ajudá-lo a colocar o sapato.

VÍDEOS EM DESTAQUE