como cuidar do sapato de couro

Sapato de couro masculino: como cuidar em 9 passos

O sapato de couro é um dos itens mais clássicos, icônicos e atemporais da moda masculina. Além da qualidade e conforto que só um sapato de couro pode dar, ainda é possível encontrar uma grande variedade de cores e texturas que possibilitam os designers a criarem novos modelos, com visuais e funcionalidades diferentes.

Mas existe algo que nunca muda: a importância de você cuidar devidamente do seu sapato de couro. Com os cuidados corretos, dá para deixá-lo sempre bonito e fazê-lo durar muitos anos. E para te ajudar nós preparamos um guia do assunto.

 

1# FAÇA UMA RODÍZIO DOS SAPATOS

Antes de mais nada, faça um rodízio dos seus pares de sapatos. Nunca use o mesmo par por dois dias seguidos. Devido à transpiração dos nossos pés, o couro precisa de um tempo para secar completamente após o uso.

2# MANTENHA HIDRATADO

O sapato de couro é feito de pele natural. Para conservar uma aparência de novo é crucial mantê-lo hidratado. Existem vários hidratantes de calçado no mercado. É só jogar no Google que você vai encontrar diferentes opções. Ou, se você quiser, o hidratante corporal também pode funcionar. Uma boa periodicidade é hidratar o sapato a cada 3 meses aproximadamente.

3# SUJOU, E AGORA?

Se não podemos usar água no sapato, como fazemos para limpá-lo? Para a poeira superficial do dia, basta esfregar delicadamente com uma escova de cerdas macias. Caso seja alguma sujeira maior, você pode utilizar uma flanela úmida. Nunca use água diretamente no sapato de couro.

4# ENGRAXE CORRETAMENTE

Se você já hidratou e limpou o sapato, agora é hora do engraxá-lo. Ao fazê-lo, é importante usar uma graxa da cor correspondendo à do sapato. Marrom com marrom, preto com preto. Passe a graxa numa flanela e comece a polir o sapato com movimentos circulares.

5# EVITE ÁGUA

A água é tipo um veneno para o sapato, pois tende a ressecar o couro e deformar o sapato. Então evite sair com ele na chuva pesada. Caso você seja pego de surpresa, assim que possível retire o excesso de água com um pano macio. Depois coloque-o para secar em local arejado com um maço de jornal dentro do calçado. O jornal irá absorver a umidade e vai ajudar a manter o formato. Troque o jornal de tempos em tempos ficar completamente seco.

6# CUIDADO COM O SOL

Uma exposição prolongada aos raios solares é prejudicial ao sapato, pois pode fazê-lo desbotar e até mesmo causar rachaduras, devido ao ressecamento. Mas se você ficar no sol só alguns minutos, não é um problema. E se o seu sapato molhar na chuva ou numa poça d’água? Deixe-o secando a sombra, mas nunca diretamente no sol.

7# GUARDE NUM LUGAR AREJADO E SECO

Cuidado com ambientes úmidos, senhores. Se você guardar seu sapato num lugar assim, é perigoso que fungos se proliferem nele. Até por isso é bom, pelo menos uma vez no mês, usar o seu sapato durante o dia para que ele tome alguns minutos de sol, assim espantando o mofo.

8# DEIXE COM O MAÇO DE PAPEL DENTRO

Você já deve ter reparado que, ao comprar um sapato novo, ele vem com papel dentro. O motivo é que isso evita que o couro deforme, alterando as dimensões do sapato ou fazendo vincos indesejados. Existem formas de madeira especificamente para isso, mas caso você tenha jogado fora, um jornal dentro do seu sapato resolve a questão.

9# TENHA UMA CALÇADEIRA

Sabe aquele hábito de forçar o sapato para entrar no pé? Isso acaba fazendo que a região do calcanhar fique toda amassada com o tempo. Portanto, tenha uma calçadeira para ajudá-lo a colocar o sapato.

***

Gostou das dicas? Para completar leia também A maneira correta de passar o cadarço no sapato social.