Sou careca: o que fazer?

Quando falamos sobre cortes de cabelo aqui no El Hombre, os textos sempre bombam. E por uma boa razão. Um penteado bonito ajuda — e muito — a nos deixar no estilo. Peguemos o caso de David Beckham como exemplo. Ele é o maior ícone da moda masculina do século 21. Um dos motivos, claro, é que Beckham se veste muito bem. Mas, com certeza, os cortes de cabelo dele também ajudaram bastante na construção da sua imagem. É um mais estiloso do que o outro.

Eis que pinta o dilema: se o cabelo é tão importante assim, o que eu faço se for careca? Essa é uma pergunta relevante, até porque 42 milhões de brasileiros sofrem atualmente de algum grau de calvície, segundo uma pesquisa. No caso dos homens acima de 50 anos, mais da metade deles apresenta esse problema. O que fazer se você estiver nessa estatística? É sobre isso que vamos falar no texto de hoje.

ÍCONES DA CALVÍCIE

Sim, dá para ser estiloso — e muito — mesmo que você não tenha nenhum fio de cabelo na sua cabeça. Quer provas? Existem muitas por aí. Você já ouviu falar em Dwayne Johnson, mais conhecido mundialmente pelo apelido The Rock? Esses dias saiu a notícia de que ele foi o ator mais bem pago do mundo em 2019, faturando em torno de US$ 90 milhões. Nada mal, né?

Sou careca

Sou careca

E ele é um cara super estiloso, mesmo com a cabeça 100% careca. Olha só as fotos. Ele acerta no caimento das peças; sabe transitar entre social e casual; aposta sempre em acessórios bacanas; etc. A falta de cabelo não o prejudica em nada.

Vamos a outro exemplo: Bruce Willis. Agora ele já está mais veterano, com 64 anos. Mas continua charmosão. E, quando era mais jovem, foi um dos maiores astros de ação do cinema.

Sou careca

E o Amenadiel, irmão do Lúcifer na série da Netflix? O ator se chama David Bryan Woodside. Super estiloso também, com seus looks mais esportivos e casuais.

Sou careca

Quem mais tem? Vejamos… Jason Statham, que inclusive é casado com a Rosie Huntington-Whiteley, uma das modelos mais lindas do mundo. O Vin Diesel é outro do time dos carecas. E o Shemar Moore, da série “Criminal Minds”.Sou careca

Sou careca

Sou careca

Enfim, daria para citar vários outros exemplos aqui. Mas já deu para entender o ponto, né? O negócio é que, sim, dá para ser muito estiloso mesmo careca. Só que tem uma pegadinha nessa história, como vamos explicar a seguir.

O QUE ESSES CARAS TÊM EM COMUM

Você percebeu o que esses caras têm em comum? Está todo mundo em forma. Uns são mais fortões, outros mais secos. Mas sem exceção, é uma galera que gosta de fazer esporte.

Segundo a ciência, quanto mais saudável você aparente ser, mais atraente fica. Tem a ver com o instinto do ser humano. E a calvície, senhores, não é um sinal de saúde. Pelo contrário. Então quem sofre desse problema está saindo atrás dos outros, essa é a verdade…

Mas isso não significa que você não possa reverter o quadro. Como? Da mesma maneira que esses astros de Hollywood fazem: compensando a falta de cabelo com uma excelente forma física. Porque aí você passa uma imagem de saúde em pessoa.

Sou careca

Pense no Michael Jordan, por exemplo. Quer cara mais saudável que ele? Fazendo aquelas acrobacias na quadra de basquete? É disso que estamos falando.

Se você estiver careca e fora de forma, aí a sua imagem pessoal ficará bastante prejudicada. Acho que esse é o recado mais importante deste texto. Mas não é o único. Há outras coisas que nos trazem um aspecto mais saudável, que ajuda a compensar a falta de cabelo:

➤ Um bom bronzeado, porque pessoas pálidas parecem que não veem o sol há anos, o que é ruim para a saúde.

➤ Uma pele sempre bem hidratada e lisinha, que uma boa rotina diária de grooming vai garantir.

Quanto à barba, aí é uma questão pessoal. Às vezes fica legal barba com cabeça careca. Te dá ares de viking, sabe? Tipo o Ragnar Lothbrok da série “Vikings”. O bacana é que, assim, ela vai também se transformar numa espécie de ponto focal na sua cabeça, tirando a atenção das pessoas da sua careca e direcionando para a barba. Mas se você preferir o rosto liso, problema nenhum. Vários dos caras estilosos e carecas sobre os quais comentamos aqui no texto adotam esse look.

Sou careca

UMA BOA NOTÍCIA PARA OS CARECAS

Para finalizar este texto, temos uma boa notícia para os calvos. Um estudo revelou que homens com a cabeça toda raspada passam uma imagem mais confiante, dominante e máscula. Além disso, eles são vistos como líderes melhores.

Os cabeludos foram eleitos os mais bonitos nesse estudo, deve-se notar. Ainda assim, os carecas levaram o troféu em alguns quesitos. Só que tem um detalhe importante. Isso exclui os homens de cabelo ralo ou com falhas na cabeça. Eles ficaram em último em todos os quesitos avaliados. Tem que ser cabeça zerada mesmo.

E aí você deve estar se perguntando: “Mas por quê?” A explicação do próprio estudo é a seguinte

[O cabelo raspado] é comum entre homens de profissões tradicionalmente másculas, então essa imagem dominante emerge pela associação com o estereótipo dessas figuras.

Quem ajudou a criar essa imagem, aliás, foram os carecas de Hollywood, como aquelas que já citamos no começo da matéria: Bruce Willis, Vin Diesel, Jason Statham e companhia. Isso sem contar a influência militar também.

Moral da história? Se o cabelo está ficando muito raro na sua cabeça, raspe tudo de uma vez. Claro que se você tiver apenas umas entradinhas, não precisa ir tão longe. Ainda dá para manter os fios. Mas se está ficando tudo falhado, é melhor zerar logo de uma vez – e se matricular ainda hoje na academia. Ou no cross fit, ou seja lá em qual esporte você preferir. Porque entrar em forma é a melhor estratégia para compensar a falta de cabelo, trazendo mais estilo para você.