traje esporte fino verão

Como usar traje esporte fino no verão: 6 dicas

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Quando o assunto é moda masculina, precisamos ficar atentos às estações do ano, porque o correto é adaptar sempre os looks à temperatura ambiente. Isso significa que um traje esporte fino no inverno e no verão, apesar de terem uma natureza em comum, devem ser pensados com certas características próprias.

Aqui no El Hombre, já publicamos um texto com 11 dicas para montar um look esporte fino. Mas hoje, reunimos conselhos específicos para dias ou noites quentes. Bora ver?

O QUE É ESPORTE FINO?

Antes de mais nada, o que é esporte fino exatamente? Esse é um traje social masculino que traz elementos da moda social, mas de uma maneira mais descontraída.

A dupla blazer + camisa é a essência desse estilo. Nas pernas você pode usar uma calça de alfaiataria, chino ou até mesmo jeans, desde que seja um modelo mais sóbrio.

Gravata? Não há necessidade. Para os pés, o ideal é um sapato marrom ou uma bota social. Sapatênis? Nunca. Tênis também é melhor evitar, dependendo da ocasião e local que você estiver.

traje esporte fino verão
A dupla blazer e camisa é a essência do esporte fino

1# COR DO BLAZER

Vamos começar falando da cor do blazer. Esqueça o preto. Não combina com a estação. É melhor apostar em tons mais suaves, que te farão passar menos calor. Para a noite, o azul-marinho e tons de cinza mais escuros são excelentes ideias. Para o dia, você pode investir no bege ou tonalidades claras de azul e cinza.

traje esporte fino verão
O blazer cinza claro é perfeito para looks diurnos

2# COR DA CALÇA

Nada de preto para a calça também. Como no caso do blazer, os tons de azul, cinza e bege são indicados para um traje esporte fino de verão. Outra opção muito interessante, especialmente para o dia, é a calça branca. Fica super descontraído e estiloso.

traje esporte fino verão
A calça clara (branca ou areia) vai muito bem no look

3# COR DA CAMISA

Nem precisa repetir que tonalidades escuras estão fora de cogitação, né? E não precisa perder muito tempo com esta dúvida. A camisa branca é a opção mais estilosa e fácil de combinar. Em geral, ao montar um look esporte fino, ela deve ser a sua escolha. Mas se você quiser variar às vezes, o azul-claro e o rosa também ficam bonitos.

traje esporte fino verão
Camisa branca, um clássico infalível do esporte fino

4# TECIDO DAS PEÇAS

Fuja de tudo que tiver fibra sintética, como poliéster, na composição. Esse tipo de tecido esquenta mais. Invista nas fibras naturais, como algodão, lã fria ou linho. Aliás, vale a pena fazer um parêntese aqui. Peças de linho são muito refrescantes e incrivelmente estilosas para usar no verão.

traje esporte fino verão
Peças de linho são uma excelente escolha para o verão

5# MEIA

Para refrescar e modernizar seu look, dobre a barra da calça e troque as meias tradicionais pelas “invisíveis”, que não aparecem no tornozelo e dão a impressão de que você não está usando nada. Não usar meia é perigoso, uma vez que seu pé transpira demais dentro do sapato em dias quentes.

traje esporte fino verão
Quer modernizar o look? Use sapato com meia invisível

6# SAPATO

Os sapatos marrons são mais casuais do que os pretos e combinam melhor com o verão, então o ideal é apostar neles. Em ocasiões diurnas, modelos de camurça ficam bem interessantes. Para a noite, você pode apostar no couro liso mesmo.

traje esporte fino verão
O sapato de camurça é uma boa escolha para visuais diurnos